168 imigrantes presos na fronteira dos EUA são enviados a NJ e NY

Foto11 Penitenciaria do Condado de Essex 168 imigrantes presos na fronteira dos EUA são enviados a NJ e NY
Noventa imigrantes detidos na fronteira dos EUA com o México foram transferidos para a Penitenciária do Condado de Essex (detalhe)

Os estrangeiros fizeram parte do grupo de 235 pessoas enviadas ao ERO em Nova York

Em maio, a Penitenciária do Condado de Essex e Centro de Detenções de Elizabeth abrigaram 168 imigrantes que cruzaram clandestinamente a fronteira dos EUA com o México, informou Emílio Dabul, porta-voz do Departamento de Imigração (ICE) em Newark, na sexta-feira (31). Os imigrantes fizeram parte do grupo de 235 pessoas enviadas ao Departamento de Operações de Remoções e Cumprimento das Leis (ERO) em Nova York. Elas foram transferidas para Nova York e New Jersey enquanto aguardavam a resolução de seus casos de imigração e ficaram detidas nos condados de Hudson e Bergen (NJ) e Orange (NY).

O ERO em Newark enviou os imigrantes detidos para a Penitenciária do Condado de Essex e o Centro de Detenções de Elizabeth, este administrado pela companhia privada Core Civic. Dabul detalhou que 78 imigrantes foram detidos em Elizabeth e 90 na Penitenciária do Condado de Essex, em Newark, durante o mês de maio. Não foi informado se todos os 168 ainda estão detidos.

O ICE não informou quando os imigrantes que cruzaram clandestinamente a fronteira foram transferidos para o ERO em Newark ou quantos foram transferidos para lá nos últimos meses.

“O ERO em Newark vem recebendo casos ocorridos na fronteira sudoeste regularmente há vários anos”, disse o órgão através de um comunicado. “O ICE administra leitos em nível nacional, portanto, transferências da fronteira para o interior do país não são um conceito novo”.

Entretanto, o número de imigrantes detidos na fronteira e transferidos para New Jersey em maio surpreendeu alguns ativistas que defendem os direitos dos estrangeiros. Rosa Santana, coordenadora do programa First Friends of New Jersey & New York, uma organização que envia voluntários para visitar estrangeiros detidos pelo ICE. Ela relatou que no passado a ONG já viu alguns imigrantes que cruzaram a fronteira detidos em New Jersey, citando que em 2018 alguns cubanos que cruzaram a fronteira foram enviados para a Penitenciária do Condado de Essex. Mas, ter 78 em Elizabeth e 90 em Essex parece um número alto.

“Isso é preocupante”, disse ela. “Especialmente, devido as condições que nós sabemos como são no Essex. Nós estamos trabalhando com eles, têm havido melhoras, mas também muitas preocupações”.

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend