Alemanha permitirá que brasileiros trabalhem no país com visto temporário

Foto29 Reichstag em Berlin Alemanha permitirá que brasileiros trabalhem no país com visto temporário
Um relatório publicado em julho deste ano revelou que a Alemanha tem carência de profissionais em dezenas de áreas. Sede do Parlamento em Berlin (detalhe)

O programa “Working Holiday Visa”, válido até 1 ano, está disponível a candidatos que tenham entre 18 e 30 anos

A Alemanha, apesar da carência de mão-de-obra em algumas áreas, é um dos países mais rigorosos do 1º mundo no que diz respeito a imigração, entretanto, está em processo de aceitar que brasileiros trabalhem temporariamente no país através de um visto especial. O programa “Working Holiday Visa”, válido até 1 ano, está disponível a candidatos que tenham entre 18 e 30 anos. O visto é ideal para quem deseja passar férias no exterior, viajar e ganhar um dinheiro extra ao mesmo tempo. Um relatório publicado em julho desse ano revelou que a Alemanha tem carência de profissionais em dezenas de áreas.

. Quem pode participar do programa Working Holiday?

Existem programas bilaterais de férias de trabalho entre Argentina, Austrália, Chile, Hong Kong, Israel, Japão, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Taiwan e Uruguai. O Brasil deve ingressar em breve.

Os canadenses podem viajar para a Alemanha por meio do Programa de Mobilidade da Juventude (YMP) e trabalhar no país ou fazer um estágio relacionado aos estudos universitários.

. Existe um limite de idade para trabalhar e viajar?

Sim, pelo menos 18 e no máximo 30 anos. Somente com o Programa de Mobilidade Juvenil o limite de idade é estendido para 35 anos.

. Preciso de um visto para umas férias de trabalho na Alemanha?

Sim, um visto de trabalho para férias (WHV). É válido por doze meses.

. Onde posso solicitar meu visto de trabalho?

Geralmente com antecedência nas missões diplomáticas alemãs no respectivo país. Somente australianos, israelenses, japoneses, canadenses e neozelandeses podem solicitar o visto mesmo depois de entrar na Alemanha.

. O que mais devo ter em mente?

O Work and Travellers deve ter um seguro de saúde e acidentes válido para a Alemanha e reservas financeiras de cerca de 2 mil euros. Muitas vezes, também é necessário um bilhete de volta ou prova do dinheiro necessário para a compra de um. Quantos meses os participantes do Programa de Férias de Trabalho têm permissão para trabalhar na Alemanha e quanto dinheiro eles têm para provar como segurança é regulada de maneira diferente nos acordos bilaterais. Portanto, você deve se informar nos sites da Embaixada da Alemanha em seu país sobre detalhes. O portal nomadenberlin.com também fornece informações úteis em inglês.

. Que empregos existem?

Os trabalhos e viagens não são de período integral, mas temporários e de verão. Existem muitas ofertas no turismo, nos centros de atendimento, nos negócios on-line e na agricultura. Ao procurar um emprego, o Centro de Trabalhos em cada cidade fornece ajuda. Ou procure em websites de empregos como monster.de, stepstone.de e Indeed.com para trabalhos de férias ou trabalho e viagens.

. Quão bem eu tenho que falar alemão?

Você deve ter pelo menos um conhecimento básico. Como regra geral, quanto mais exigente o trabalho, melhores habilidades linguísticas são necessárias.

. Existem alternativas para trabalhar e viajar?

Você pode trabalhar como au pair (babá) em uma família, solicitar uma empresa alemã para um estágio ou fazer trabalho voluntário.

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend