Brasileiros fazem campanha de ajuda a ativista em NH

Foto30 Cosme Neles Brasileiros fazem campanha de ajuda a ativista em NH
Há pouco mais de 1 ano, Cosme foi submetido à uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, no Boston Medical Center, em Massachusetts (Foto: GoFundMe.com)

Cosme Neles sofre de retinoplastia diabética e gradualmente está perdendo a visão

Natural do município de Volta Redonda (RJ), o ativista comunitário Cosme Neles, de 57 anos, imigrou para os EUA há aproximadamente 18 anos e logo se tornou popular em Nashua (MH). Entretanto, ele sofre de diabetes do tipo 2 e, atualmente, enfrenta várias sequelas, especialmente nos olhos, pois há 5 anos foi diagnosticado com retinopatia diabética. Antes de adoecer, o brasileiro trabalhava com a venda de TV a cabo, serviços de internet e produtos nutricionais, mas agora, devido a perda parcial da visão, necessita da ajuda da esposa para se manter.

A retinopatia diabética (RD) é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento da retinopatia diabética está relacionado principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia. Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia desencadeia várias alterações no organismo que, entre outros danos, levam à disfunção dos vasos da retina. A condição geralmente afeta ambos os olhos e se não diagnosticada e tratada precocemente pode levar a cegueira irreversível. No entanto, o aparecimento ou progressão da doença pode ser prevenido pelo controle adequado dos níveis de glicose no sangue.

. Campanha beneficente:

Há pouco mais de 1 ano, Cosme foi submetido à uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, no Boston Medical Center, em Massachusetts. Até o momento, ele já fez 2 cirurgias em cada olho e precisará de mais, entretanto, o seguro de saúde não cobre 100% os procedimentos. Devido a isso, foi lançada no website GoFunMe.com, no domingo (6), a campanha beneficente: https://www.gofundme.com/help-cosme-dont-lose-his-vision; cujo objetivo é arrecadar US$ 16 mil para pagar as despesas hospitalares do brasileiro. Até a tarde de terça-feira (15) haviam sido arrecadados US$ 420.

“Cosme Neles sofre de diabetes, desde 1990, ele vem sob cuidados médicos usando insulinas e comprimidos, porém, há 5 anos, ele foi diagnosticado com retinoplastia diabética (o rompimento dos vasos sanguíneos da retina). Cosme fez 4 cirurgias, sendo 2 em cada olho, no Medical Center de Boston, no inicio de 2017,  foi submetido a cirurgia de catarata no olho esquerdo. Na última consulta em 23 de abril, o médico viu necessidade de fazer outra operação no olho esquerdo, devido a uma hemorragia interna. Porém, o seguro não paga 100%. Cosme vem gastando muito dinheiro com esses tratamentos,  tanto da diabetes quanto a retinoplatia e para fazer essa cirurgia, que não é barata, ele precisa da ajuda dos amigos. Ele que vinha ajudando a comunidade, agora precisa de sua ajuda. Quem quiser  ajudar, nós agradecemos. Vamos ajuda-lo a ver pelos menos 50% de novo”, diz a mensagem postada no GoFundMe.com.

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend