Brasileiros no mundo se reúnem para debater cidadania

Foto9 Conferencia Brasileiros no Mundo 1024x576 Brasileiros no mundo se reúnem para debater cidadania
Representantes de todos os cantos do mundo se reunirão para discutir assuntos importantes e relevantes na vida dos mais de 3 milhões de brasileiros que vivem no exterior

Membros do CRBE se reúnem em Atenas, Grécia, para discutir questões fundamentais para os brasileiros que moram no exterior

Entre sexta-feira (19) e domingo (21), acontece em Atenas, na Grécia, a reunião preparatória para a VI CBM – Conferência Brasileiros no Mundo. Representantes de todos os cantos do mundo vão se encontrar na capital grega para discutir assuntos importantes e relevantes na vida dos mais de 3 milhões de cidadãos que resolveram migrar e moram em outros países. O evento é parte da preparação para a próxima Conferência de Brasileiros no Exterior, a ser realizada em 2018.

Dos vários tópicos de discussão estarão temas como educação, condições de trabalho, previdência social, saúde, representação política, questões de gênero e assistência social para os brasileiros que resolvem viver como imigrantes. Para se ter uma ideia, desde a década de 90, mais de 3 milhões de brasileiros saíram do país em busca de melhores oportunidades de vida. Nos Estados Unidos, onde se encontra o maior número, mas sem estimativas exatas, vivem 1.410, no vizinho Paraguai, 332.042 e do outro lado do mundo, no Japão, cerca 196 mil brasileiros.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) estará presente nas discussões, e os 40 representantes do Conselho que se reunirão, terão como objetivo também solicitar mais apoio e reconhecimento do governo brasileiro. Uma das pautas mais urgentes do grupo diz respeito ao Congresso Nacional e a busca por maior representatividade nas casas legislativas. Segundo o TSE, em 2014, haviam 354.184 eleitores registrados no exterior, um número expressivo, maior do que os eleitores de Roraima, por exemplo, com 299.558 títulos eleitorais. Os brasileiros no exterior, porém, não tem nenhum representante no parlamento, mesmo tendo mais votantes do que o estado, que possui como representantes um senador e 8 deputados federais, além de 24 deputados estaduais.

O Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) é um instrumento de diálogo entre o Ministério das Relações Exteriores e, por extensão, do Governo brasileiro e os brasileiros que vivem no exterior. Sua função é de, entre outras, transmitir ao MRE as principais demandas e aspirações dos brasileiros que vivem em suas respectivas regiões geográficas, auxiliando na definição de políticas em seu favor.

A Conferência Brasileiros no Mundo (CBM) é realizada desde 2008. Mais informações através do site oficial do evento: http://crbeatenas2017.online/agenda

 

Sobre o autor

O jornalista Leonardo Ferreira é formado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA, sediada no Rio de Janeiro - RJ.

Related posts

Comentários

Send this to friend