Consulado alerta para roubos de turistas brasileiros na Flórida

Foto8 Turistas brasileiros na Florida  Consulado alerta para roubos de turistas brasileiros na Flórida
Na praia, especialmente lotadas, não deixe os pertences desacompanhados; informa o alerta

Visitantes já tiveram carros arrombados, quartos de hotel saqueados, carteiras e bolsas furtadas no interior de lojas  

Com a chegada do verão no hemisfério norte, aumenta consideravelmente o número de turistas brasileiros que visitam a Flórida. As praias ensolaradas e o preço relativamente baixo de produtos como roupas, perfumes e eletrônicos atrai uma verdadeira onda de conterrâneos ao estado, mas também desperta a atenção de ladrões que transformam os brasileiros em alvo preferido. Nos últimos anos, inúmeros turistas já tiveram carros arrombados, quartos de hotel saqueados, carteiras e bolsas furtadas no interior de lojas e centros comerciais.

É comum ver brasileiros carregando diversas bolsas ao sair de estabelecimentos comerciais e esse detalhe não passou despercebido aos ladrões. Em decorrência disso, o Consulado Geral do Brasil em Miami (FL) postou em seu website (http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/alertas.xml) dicas sobre como os turistas podem ter mais cuidado e não se tornarem vítimas de roubos e furtos.      

Furtos a turistas brasileiros:

O Consulado-Geral registra, com frequência, relatos de viajantes brasileiros que tiveram pertences e documentos furtados durante sua estada na Flórida.

1. Dicas para prevenir-se de furtos:

a) Estacione seu veículo em local seguro;

b) Jamais deixe pertences no veículo (como passaportes, sacolas de compras, produtos eletrônicos);

c) Na praia, não deixe seus pertences desacompanhados;

d) Não entregue seus pertences a estranhos (ex: ao experimentar roupas em lojas de vestuário, não permita que o vendedor guarde seus pertences); e

e) Fique ainda mais atento em locais movimentados e frequentados por turistas, como centros de compras, hotéis, parques temáticos e estacionamentos (pagos ou não).

Os turistas de passagem pela Flórida devem adotar as mesmas precauções que teriam em qualquer grande centro urbano.

2. Em caso de furto:

a) Contatar a polícia local pelo nº de emergência 911 a fim de registrar queixa (“file a report”);

b) Contatar o Consulado-Geral em Miami a fim de comunicar o ocorrido, em especial em caso de perda de documentos; e

c) Tão logo regresse ao Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.

Após contato com a polícia pelo telefone 911, as vítimas podem comunicar-se com o Consulado-Geral por intermédio dos telefones (305)-285-6208/6258/6251 ou pelo correio eletrônico: “assistê[email protected]ov.br”.

Nos fins de semana, feriados e fora do horário de expediente, o Consulado mantém serviço de plantão, exclusivamente para os casos de comprovada emergência (falecimento, hospitalização e prisão), por meio do telefone (305)-801-6201.

Sobre o autor

O jornalista Leonardo Ferreira é formado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA, sediada no Rio de Janeiro - RJ.

Related posts

Comentários

Send this to a friend