Cresce em 150% prisões de indocumentados não criminosos

Foto5 Agente do ICE  Cresce em 150% prisões de indocumentados não criminosos
A administração Trump está dando aos agentes do ICE menos restrições e mais liberdade para realizar as batidas migratórias

Ao longo os 100 primeiros dias da administração Trump, quase 11 mil indocumentados sem antecedentes criminais foram detidos

Agentes do Departamento de Imigração (ICE) estão prendendo mais de 400 imigrantes por dia, incluindo aqueles condenados por crimes violentos, informou o órgão na quarta-feira (17). Entretanto, uma significante parte desse número é formada por pessoas que não possuem antecedentes criminais.

Durante os 100 primeiros dias do Presidente Donald Trump no cargo, o ICE prendeu 41.318 imigrantes, ou seja, 37.6% a mais que no mesmo período em 2016. Mais de 3 entre 4 dos detidos possuem antecedentes criminais, alegam as autoridades. Quase 11 mil indocumentados sem antecedentes criminais foram presos durante esse período, em contraste com 4.242 no ano passado.

O diretor interino do ICE, Thomas Homan, disse numa teleconferência com repórteres que a moral e produtividade estão em alta entre os agentes devido à percepção de que a administração Trump está dando aos agentes menos restrições e mais liberdade para fazer o trabalho.

“O número de prisões e deportações de não criminosos aumentará esse ano? Absolutamente”, disse Homan. “Isso significa obedecer às leis que estão nos livros”.

A deportação de imigrantes caiu cerca de 12% durante o mesmo período, para 56.315 indivíduos esse ano, detalhou Thomas. Ele atribuiu a queda ao acúmulo de casos nos tribunais de imigração e ao fato de os criminosos estarem ainda cumprindo as penas, portanto, atrasando as deportações.

As estatísticas para prisões e deportações cobriram o período de 22 de janeiro a 29 de abril.

O Presidente Obama também foi duramente criticado durante o mandato por ter deportado um número alto de criminosos e indocumentados sem antecedentes criminais. Entretanto, diferente de Trump, que tem enfatizado as batidas migratórias, Obama apoiava a votação de um projeto de lei que permitisse a legalização dos 11 milhões de indocumentados que vivem nos EUA. Ao contrário, Trump assinou um decreto de lei poucos dias depois de assumir o cargo que anulou as instruções de Obama para que os agentes do ICE focalizassem principalmente nos criminosos. As novas diretrizes permitem que os agentes prendam qualquer indocumentado, incluindo os pais de cidadãos americanos natos, o que provocou protestos entre os ativistas defensores dos direitos dos imigrantes em todos os EUA.

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend