Deportado estuprador na lista dos 10 mais procurados do ICE

Foto1 Jesus Guitron Aguilera Deportado estuprador na lista dos 10 mais procurados do ICE
Jesus Guitron Aguilera (detalhe) foi deportado na terça-feira (10) (Foto: ICE)

Jesus Guitron Aguilera foi encontrado e preso em Utah como resultado de uma denúncia

Na terça-feira (10), o mexicano Jesus Guitron Aguilera, de 56 anos, que ocupava a lista dos 10 foragidos mais procurados do Departamento de Imigração (ICE), foi deportado ao México, informaram os representantes do Departamento de Operações de Remoção & Cumprimento das Leis (ERO). Ele estava sendo procurado pelo ICE desde 2010 e foi posto em um voo coordenado pela Unidade de Operações Aéreas do ICE (IAO).

Jesus possui um passado criminal extenso, incluindo a condenação por tentativa de conduta sexual criminosa, agressão com a intenção de penetração sexual, assim como 4 delitos, sendo 2 deles por dirigir intoxicado. Ele, um boia-fria, foi condenado por abuso sexual em 13 de julho de 1992 e foi sentenciado a 5 anos de prisão. Em 26 de setembro de 2008, um juiz federal de imigração determinou que ele fosse deportado. A apelação apresentada por ele foi cancelada em 10 de agosto de 2010. Em 9 de junho de 2014, Aguilera foi visto dirigindo uma Corvette vermelha e foi parado pela polícia. Na ocasião, ele escapou a pé e não foi encontrado novamente até 26 de setembro de 2017, quando agentes do ERO  lotados na Unidade de Operações de Fugitivos (FOU) o prenderam em Utah como resultado de uma denúncia.

“As nossas equipes do ICE não somente identificam e prendem criminais perigosos em nossas comunidades, elas também os removem, portanto, garantindo a segurança pública”, disse William P. Joyce, diretor do ERO em El Paso. “As nossas ruas estão mais seguras graças ao trabalho árduo e dedicação dos nossos agentes”.

Os agentes de deportação do ICE deportam estrangeiros indocumentados todos os dias por todo o país como parte da missão do órgão de manter a segurança pública, as fronteiras e a integridade do sistema migratório da nação. A busca por criminosos estrangeiros é motivada pelo compromisso em promover a segurança pública e o cumprimento das leis de imigração. Desde 1 de outubro de 2009, o ERO já deportou mais de 1.700 foragidos dos Estados Unidos que eram procurados em seus países de origem por crimes graves, incluindo sequestro, estupro e homicídio. Durante o ano fiscal de 2016, o ICE realizou 240.255 deportações em todo o país. Aproximadamente, 92% dos indivíduos deportados do interior dos EUA possuíam antecedentes criminais, segundo o órgão.

As pessoas que, por ventura, possuírem informações que leve ao paradeiro de foragidos estrangeiros são encorajadas a contatar a hotline do ICE: 1 (866) 347-2423 ou internacionalmente 001-1802-872-6199. Além disso, elas podem preencher um formulário de denúncia online. O ERO coordena a remoção de criminosos, foragidos estrangeiros e indivíduos com ordem de deportação.

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend