Detento do ICE morre no Condado de Hudson

Foto25 Penitenciaria do Condado de Hudson Detento do ICE morre no Condado de Hudson
Carlos Bonilla, de 43 anos, estava detido na Penitenciária do Condado de Hudson (detalhe), em Kearny

New Jersey teve a maior taxa de mortes de qualquer sistema penitenciário nos EUA

A família de um detento da ICE que morreu enquanto estava detido na penitenciária no Condado de Hudson entrou com uma ação federal alegando que a morte do imigrante foi resultado de cuidados médicos inadequados na instalação. Carlos Bonilla, de 43 anos e pai de 4 filhos, morreu em 10 de junho de 2017, após 2 meses de detenção na prisão do ICE em Kearny. Ele é uma das 17 pessoas que morreram na prisão desde 2013, de acordo com o processo aberto quinta-feira (30).

“O Sr. Bonilla morreu de complicações de cirrose, uma condição tratável (os réus) sabiam, mas não conseguiram avaliar e tratar, apesar do conhecimento e repetidos pedidos de atenção médica de Bonilla”, de acordo com o processo aberto em nome da família do imigrante.

“O atendimento médico altamente inadequado dispensado ao Sr. (Carlos) Bonilla não são uma anomalia no Centro Correcional do Condado de Hudson”, afirma a denúncia.

Bonilla, um residente de Long Island (NY) que viveu nos EUA durante 25 anos, fundou e operou uma empresa de construção civil quando foi preso pelo Departamento de Imigração (ICE) em Central Islip, Nova York, em 1 de abril de 2017. Ele foi levado para a Penitenciária der Kearny, que abriga imigrantes detidos sob um acordo entre o Condado de Hudson e o governo federal.

De acordo com o processo, dois dias antes de sua morte, Bonilla tinha a voz arrastada, estava tonto, tropeçou e relatou ter tido diarreia quando foi levado de sua cela para comparecer ao tribunal de imigração. Ele foi levado às pressas para o Centro Médico de Jersey City, onde foram detectados coágulos de sangue na garganta, fezes com sangue, fraqueza e outras condições, diz o processo. Ele morreu 2 dias depois, segundo documentos, acrescentando que seus filhos tinham 8, 17, 21 e 24 anos na ocasião de sua morte.

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend