ICE prende por engano mais de 1 mil cidadãos dos EUA

Foto15 Prisao ICE ICE prende por engano mais de 1 mil cidadãos dos EUA
A política do ICE exige que uma revisão legal ocorra em até 48 horas se um indivíduo em detenção alegar ser cidadão americano

As autoridades migratórias realizam mais de 100 mil detenções por ano

Uma investigação do jornal Los Angeles Times publicada na sexta-feira (18) revelou que agentes do Departamento de Imigração (ICE) prenderam erroneamente cidadãos norte-americanos. Os números oficiais fornecidos ao periódico indicam que a agência liberou mais de 1.480 pessoas sob custódia desde 2012, após investigar alegações de que os detidos eram cidadãos dos EUA.

A política do ICE exige que uma revisão legal ocorra em até 48 horas se um indivíduo em detenção alegar ser cidadão americano.

O jornal também identificou centenas de casos adicionais em que cidadãos norte-americanos foram forçados a provar sua identidade em tribunais de imigração e, às vezes, passaram meses ou anos detidos. Essas prisões ilegais foram em grande parte devido à bases de dados imprecisas e incompletas, bem como investigações negligentes, de acordo com o Times. O jornal também descobriu que os filhos de imigrantes e cidadãos norte-americanos nascidos fora do país são os mais propensos a serem presos por engano.

O ICE realizam mais de 100 mil detenções por ano.

Matthew Albence, chefe das Operações de Reforço e Remoção (ERO) do ICE, disse em uma declaração ao jornal que investigar reivindicações de cidadania inclui o uso de registros eletrônicos e em papel, além de entrevistas. Ele acrescentou que o ICE atualiza os registros que são considerados imprecisos e que os agentes só prendem indivíduos quando têm causa provável para suspeitar que eles possam estar infringindo as leis de imigração.

“O ICE leva muito a sério todas e quaisquer afirmações de que um indivíduo detido sob sua custódia pode ser um cidadão dos EUA”, disse Albence.

As investigações ocorrem em meio à repressão à imigração clandestina por parte do governo Trump, incluindo as detenções de imigrantes suspeitos pelo ICE de estarem nos EUA ilegalmente.

 

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend