Penitenciária se recusa a liberar indocumentado

Foto3 Niceforo Macedo Hernandez  Penitenciária se recusa a liberar indocumentado
Niceforo Macedo Hernandez (esq.) e os filhos Sabas Macedo, de 19 anos, e Melissa Macedo, de 17 anos

Niceforo Macedo Hernandez permanece detido mesmo após pagar fiança

Na sexta-feira (1), a adolescente Melissa Macedo, de 17 anos, passou várias horas na Penitenciária de Woodstock (Ill.) tentando tirar o pai da prisão. Na segunda-feira anterior (28), o Governador Bruce Rauner havia assinado o “Trust Act”. A lei proíbe que as polícias estadual e municipal revistem, prendam ou detenham uma pessoa simplesmente por causa do status migratório. Entretanto, o escritório do xerife do Condado McHenry, Bill Prim, recusou que inúmeras pessoas com status migratório indefinido pagassem a fiança e fossem liberadas, também na sexta-feira (1).

“O que a penitenciária está fazendo é inconstitucional, ilegal e o Xerife do Condado de McHenry deveria se envergonhar”, disse o advogado de defesa, George Kililis.

Melissa esperou 8 horas para pagar a fiança de US$ 500 para o pai, Niceforo Macedo Hernandez, de 46 anos, morador em Crystal Lake (Ill.), embora um carcereiro a tivesse informado que ele não seria liberado. Segundo Kililis, seu cliente havia sido comunicado que seria transferido para a custódia de agentes do Departamento de Imigração (ICE) até terça-feira (5).

Hernandez foi preso em 9 de agosto em decorrência de um caso envolvendo agressão doméstica e desde então está detido por essa acusação e a pedido da imigração, segundo os arquivos da penitenciária.

Na sexta-feira, Prim divulgou um comunicado sobre a razão a qual os detentos com status migratório duvidoso não estavam sendo liberados. “Nós temos uma diretriz com menos de uma semana de vigência  e com efeitos amplos que ainda devem ser interpretados pelos tribunais. O nosso objetivo nesse momento e seguir devagar e cuidadosamente priorizando a segurança pública e consistente com as responsabilidades constitucionais”, disse ele.

Prim acrescentou que está trabalhando com Promotor Público Estadual Patrick Kenneally e que ambos pediram explicações às autoridades federais e estaduais. A penitenciária possui um contrato federal com o ICE há muitos anos. Enquanto as autoridades no Condado de McHenry buscam mais informações, no vizinho Condado Lake os detentos estão sendo liberados após pagarem a fiança.

 

Sobre o autor

O jornalista Leonardo Ferreira é formado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA, sediada no Rio de Janeiro - RJ.

Related posts

Comentários

Send this to a friend