Trump insiste que México pagará por muro na fronteira

Foto2 Donald Trump  Trump insiste que México pagará por muro na fronteira
“Sendo o México uma das nações com o maior índice de criminalidade no mundo; nós devemos ter o muro”, postou Trump no Twitter

O Presidente utilizou o Twitter para pressionar a favor do plano polêmico

O Presidente Donald Trump insiste que construirá um muro ao longo da fronteira com o México e que o país vizinho, eventualmente, pagará por isso; ainda sem explicar como. Na manhã de domingo (27), ele utilizou o Twitter para pressionar a favor do plano, uma das bases de sua campanha eleitoral.

“Sendo o México uma das nações com o maior índice de criminalidade no mundo, nós devemos ter o muro. O México pagará ou reembolsará isso”, postou Trump no Twitter.

A postagem ocorreu depois que ele ameaçou paralisar o Governo, caso o Congresso não financie a polêmica construção; apesar da insistência anterior de que o México seria aquele que patrocinaria a barreira. Perguntado no domingo (27) se a ameaça de Trump indica que ele reconhece que o México não irá pagar pelo muro, como o Presidente Enrique Peña Nieto disse há muito tempo, o auxiliar da Casa Branca, Tom Bossert, também alegou que esse não seria o caso.

“O que nós faremos aqui será iniciar o processo de conseguir o dinheiro inicial que precisamos para esse projeto capital do Congresso através do processo de apropriações e construiremos responsavelmente uma barreira na fronteira”, disse Bossert ao programa “This Week” do canal ABC.

“Enquanto trabalhamos com os mexicanos e outras políticas, incluindo as comerciais, nós determinaremos formas de resolver isso”, acrescentou.

Trump postou posteriormente no Twitter a ameaça de sair do Acordo Norte Americano de Comércio Livre (NAFTA).

“Nós estamos no processo de renegociação do NAFTA (o pior acordo comercial já feito) com o México & Canadá. Ambos sendo muito difíceis; talvez tenhamos que termina-lo?” Postou Trump.

. México insiste que não:

O México reafirmou a recusa em pagar pelo muro proposto pelo Presidente Trump “sob quaisquer circunstâncias”, disse o ministro das relações exteriores do país vizinho.

“Como o Governo mexicano sempre tem afirmado, o nosso país não irá pagar, sob quaisquer circunstâncias, por um muro ou barreira física construída em território dos EUA ao longo da fronteira mexicana”, disse o comunicado enviado ao Político. “Esta afirmação não faz parte da estratégia de negociação mexicana, mas sim um princípio de soberania e dignidade nacional”.

A reiteração direta do México foi dada depois que Trump repetiu diversas vezes no domingo que o país vizinho financiaria de alguma forma o projeto controverso. “Com o México sendo um dos países com o índice mais alto de criminalidade no mundo; nós devemos ter o muro. O México pagará por isso através de reembolso ou de outra forma”, postou no Twitter.

Também no domingo (27), Trump também criticou no Twitter o México e Canadá por serem “muito difíceis” na renegociação do NAFTA.

O ministro das relações exteriores mexicano rebateu as alegações de Trump  dizendo que o país vizinho “continuará a ser sério e construtivo, sempre colocando o interesse nacional em primeiro lugar e buscando resultados benéficos aos três países norte-americanos”.

“O México não negociará o NAFTA ou qualquer aspecto da relação bilateral, através da mídia social ou qualquer outra plataforma de notícias”, concluiu o comunicado.

 

Sobre o autor

O jornalista Leonardo Ferreira é formado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA, sediada no Rio de Janeiro - RJ.

Related posts

Comentários

Send this to a friend