Vistos negados para brasileiros triplicaram com Obama

Foto2 Passaporte brasileiro2 Vistos negados para brasileiros triplicaram com Obama
Em 2015, foram negados 16.7% dos pedidos de visto por cidadãos brasileiros

Crise econômica nacional faz com que cada vez mais pessoas queiram tentar a vida em outros países

Ao longo de 2016, a quantidade de pedidos negados de visto de turista para os Estados Unidos triplicou, conforme dados divulgados pela Embaixada norte-americana em Brasília-DF, em comparação com 2015. Nesse período, a negativa de visto disparou de 5.36% para 16.7% e foi muito mais baixa em 2014, totalizando 3.2%. Ainda ano passado, foram emitidos 495 mil vistos na categoria B, que envolve turismo e negócios.

As autoridades consulares especulam que a razão principal no aumento das negativas deva ser indiretamente a crise econômica que assola o Brasil; fazendo com que cada vez mais pessoas queiram tentar a vida em outros países. Entre os candidatos ao visto, estão muitas pessoas que não conseguem comprovar vínculos com o Brasil, portanto, têm o pedido negado durante a entrevista com as autoridades consulares.

Conforme a Receita Federal, 18.342 pessoas ou famílias declararam que saíram definitivamente do Brasil em 2015. Em 2011, esse número foi de 7.346 e as declarações ocorridas em 2016, que ainda estão sendo computadas, já totalizam 14.373.

Especialistas preveem que a negação de vistos por parte dos consulados dos EUA tende a piorar, pois os números anteriores são decorrência das decisões tomadas durante o governo de Barack Obama e devem aumentar na administração Trump. Apesar das negações, o Brasil ainda está entre os 10 países que enviam mais viajantes aos EUA. Ao longo de 2016, mais de 1.1 milhão de turistas brasileiros visitaram o país.

A Embaixada dos EUA no Distrito Federal informou que as autoridades americanas se empenham em facilitar as viagens legítimas que visam o comércio, turismo e intercâmbio cultural, ao mesmo tempo mantendo a segurança das fronteiras do país.

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend