Home | BV Reporter | Comunidade | Colunista do BV é candidato a prefeito de Belo Horizonte

Colunista do BV é candidato a prefeito de Belo Horizonte

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image Tadeu Martins, colunista do Brazilian Voice, é candidato à prefeitura de Belo Horizonte

O candidato a prefeito é velho conhecido dos imigrantes brasileiros nos EUA

Tadeu Martins é produtor cultural peso-pesado no cenário cultural brasileiro. Ajudou a criar e coordenar vários eventos importantes para a vida cultural de Belo Horizonte, como o Carnaval Prapular, Carnabelô, Caminhada do Centenário, BH em 2 Rodas, Canta Gutierrez, Sábado na Praça, Domingo no Parque, Santa Tereza em Serenata, Música de Classe, Carnaviola, Quintas da Viola, Canto & Viola e o Festivale, uma das iniciativais culturais mais importantes de todo o estado.

Tadeu é velho conhecido dos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos. Em New Jersey então, é conhecido de todos. Fez lançamento de dois de seus livros na Loja Central do Brasil, com apoio do BV e AD Sales.

Ele escreve, como colaborador, há 12 anos, no Jornal Brazilian Voice, e é colunista do jornal há cerca de um ano, onde versa sobre os mais variados temas no seu espaço semanal.

Escritor de talento e considerado por muitos um dos maiores poetas e contadores de "causos" das Minas Gerais, ele aceitou a intimação do seu partido, Partido Pátria Livre - o PPL - e encarou a briga pela prefeitura de Belo Horizonte.

Falando em Versos ao eleitorado - No dia 24 de junho, homologou sua candidatura e a de Marta Alexandre à vice-prefeita, colocando sua aceitação, em versos, como sempre faz:

“A saúde tem que ser encarada/como um programa de integração/é preciso trabalhar a saúde/com esporte, cultura e educação/as quatro secretarias unidas/em amplo programa de prevenção”.

“Eu sou candidato a prefeito/o Pátria Livre nos deu a mão/ Marta Alexandre é minha vice/e é forte a nossa união/um homem e uma mulher, muitos sonhos/nova forma de administração./Marta é uma grande companheira”, destacou Tadeu ­Martins. “Eu e ela temos um compromisso/vamos valorizar a nossa cidade/queremos Beagá mais alegre/com segurança e dignidade/trabalho, lazer e educação/vamos construir esta verdade”.

“O PPL é um partido novo/antigos ideais de liberdade/nacional-desenvolvimentista/sempre na luta pela igualdade/luta forte pela queda dos juros/para o Brasil crescer de verdade”.

O evento contou com a presença de Nelson Chaves, secretário nacional de Relações Internacionais do PPL, e do médico Francisco Rubió, presidente do PPL-MG.

Tadeu tem plena consciência que não será desta vez que se elegerá, porque como ele próprio diz aos seus colaboradores de campanha, esta é a disputa do "tostão contra o milhão".

 Os dois candidatos favoritos nas pesquisas pela briga da prefeitura de BH , Márcio Lacerda do PSB, atual prefeito, é apadrinhado pelo governador mineiro Antonio Anastasia e pelo político mas influente de Minas Gerais, o ex-governador e senador Aécio Neves, enquanto do outro lado do ringue está Patrus Ananias do PT, ex-prefeito de BH, apadrinhado pelo ex-presidente Lula, um dos políticos mais populares da história brasileira e pela atual presidente, Dilma Roussef.

Tadeu Martins falou com exclusividade ao Brazilian Voice, apesar da correria de reta final de campanha.

BV: Tadeu, o que lhe levou a se candidatar à prefeitura de Belo Horizonte, quando se sabe claramente que dois ­politicos gigantes, como Márcio Lacerda e Patrus Ananias brigam pelo cargo nesta eleição?

Tadeu Martins: Tenho consciência disto, porém acredito ter muito a contribuir entrando nesta briga, pois a única forma de expor as necessidades e carências da cidade e do nosso povo, é através da apresentação da sua plataforma suas idéias e propostas. Não podemos nos esquecer também que nenhum candidato a servidor público, no executivo, tem obrigações de ganhar, muito menos de fazê-lo na primeira tentativa.

O próprio presidente Lula se elegeu depois de perder três eleições. O mais importante é levar sua mensagem e a candidatura lhe proporciona esta vitrine. Sua proposta de plano de governo provoca reflexões dos eleitores e até mesmo seus concorrentes.

BV: Como a comunidade brasileira nos Estados Unidos é muito expressiva, existe um interesse acentuado em saber como é sua relação com a cidade de Belo ­Horizonte?

Tadeu Martins: Sou cidadão honorário Belohorizontino. Apesar de não ter nascido aqui, sou de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, interior de Minas Gerais, assim como um grande número do leitores do BV, mas conheço Beagá como poucos e me sinto em casa a cada segundo que aqui passo. A cidade me acolheu. Sou filho adotivo. Acredito muito na relação adotiva, pois enquanto numa relação de sangue não temos escolha, na relação adotiva esta opção é feito com a alma.

Abordarei nesta campanha, como temas principais, a saúde, transporte público, a educação e a cultura. São temas que nunca perdem sua importancia.

BV: Tadeu, como voce a participação do imigrante brasileiro na política americana?

Tadeu Martins: A maturidade é o que melhor explica os caminhos da vida. O aprendizado, que quase sempre é melhor assimilado com erros, só se amadurece com o tempo. Eu vejo, muito breve, candidatos saídos ou descendentes da comunidade brasileira que vive nos Estados Unidos, Europa e Ásia, se candidatando a cargos eletivos. É a tendência natural. Foi assim com os imigrantes mais antigos como os Irlandeses, Italianos, Inglese e mais recentemente como os latinos de língua hispânica, e assim será tambémcom nossos conterrâneos.

É fundamental, todavia, que se participe da vida da comunidade. Precisamos participar dos movimentos ligados à cultura, seja a cultura do seu país, seja a cultura do local que voce escolher para viver. Vejo com muito respeito o trabalho realizado pelo Brazilian Voice e tantos outros veículos de comunicação da imprensa na comunidade brasileira nos Estados Unidos. Só com o tempo pode se mensurar a dimensão e importância de jornais como o BV que informam, educam e formam opinião sem nunca ter cobrado um centavo de seu leitor. É trabalho de cidadania de primeira linha.

Abaixo, segue parte da plataforma de governo de Tadeu Martins:

"Garantia dos direitos da mulher. Salário igual para a mesma função. Prioridade para criança, adolescente, idoso e necessidades especiais. Mais e melhores creches."

"Mais postos de saúde, centros de especialidades e UPAs nas regionais, com mais médicos. Atenção à saúde mental e campanhas educativas de prevenção e promoção da saúde."

"Belo Horizonte é a menos iluminada das capitais brasileiras. A Prefeitura assumirá sua responsabilidade de iluminar melhor as ruas e os nossos monumentos.

"Redefinir o aterro sanitário em parceria com a região metropolitana, e reprocessar o lixo em parceria com entidades afins, produzindo adubo orgânico e reciclados."

"Tecnologia limpa e mobilização popular pelo meio ambiente. Despoluir córregos, riachos, Pampulha e o Arrudas. Apoio ao Projeto Manuelzão. Mais banheiros públicos."

"A população é quem vai decidir o destino do orçamento de oito bilhões de reais. Vamos fortalecer saúde, educação, cultura, esportes, segurança e mobilidade urbana."

"A insegurança é um misto de exclusão social, desemprego, drogas e impunidade. A solução: mais escolas, trabalho, reeducação e parcerias governo/sociedade."

"Garantia dos direitos da mulher. Salário igual para a mesma função. Prioridade para criança, adolescente, idoso e necessidades especiais. Mais e melhores creches."

"Escola de tempo integral, multidisciplinar, priorizando o desenvolvimento intelectual. Professor com melhor salário, qualificação e participação nas decisões."

Campanha educativa, melhoria da frota de coletivos, BRT, metrô, trem metropolitano, redução de áreas de estacionamento nas ruas e estacionamentos subterrâneos."

 

  • email Enviar para um amigo
  • print Versão para impressão
  • Plain text Versão texto
Marcadores
Não existem marcadores para esta matéria
Avaliar este artigo
0