Home / Colunistas / Kledir Ramil / Quanto vale uma vaca?

Quanto vale uma vaca?

Li em um jornal uma matéria dizendo que o empresário Olavo Monteiro de Carvalho vendeu, em leilão, uma vaca por 2,5 milhões de reais. A vaca chama-se Essência Santarém e, detalhe interessante, Dr. Olavo vendeu apenas 75% da vaca. Não entendi se ele cortou a pobre coitada e ficou com um pedaço, ou se arranjou um sócio para participar do negócio. Espero que a opção tenha sido essa. Eu não entendo nada de agrobusiness, mas uma vaca desse valor não deve ser pra fazer churrasco. Se for, vão comer a Essência como se fosse um caviar especial, com colherinha pequena.

Fiquei pensando… se uma vaca vale tudo isso, quanto deve valer um ser humano? Aproveitei um jantar em família e perguntei qual seria o meu valor em um leilão. Minha filha deu um lance de 200 reais e o moleque subiu para 220. Minha mulher estalou a língua, deu de ombros e mudou de assunto. Continuei sem saber quanto eu valho.

Resolvi pesquisar sobre o assunto na internet e descobri que existe um mercado de gado de elite. Tipo assim, uma aristocracia bovina, uma divisão de classes, como fazem com a gente. A nobreza pra lá e nós, o Zé Povinho, pra cá. Vasculhei um pouco mais e levantei que, no mercado dos simples mortais que inclui açougues e supermercados, uma vaca de corte custa em torno de 600 reais. Faz mais sentido, é três vezes o que ofereceram por mim.

No tal mercado de gado de elite existem algumas celebridades como Dona Elegance, que é considerada a 2a vaca mais cara da História. Deve estar valendo uns 5 milhões de reais. A número 1 é cercada de mistérios. Provavelmente não quer ver seu nome nas revistas de fofocas. Sabe-se apenas que é uma “fêmea da raça Nelore”. Deve valer o preço de uma fazenda inteira. Ou várias fazendas. Uma coleção de Ferraris. Acontece que Ferrari não dá cria, esse é o pulo do gato. Ou melhor, o pulo da vaca. O que valoriza um animal é a genética, a sua capacidade de reprodução.

Peraí… Se a questão é saber fazer filhos, tenho dois espécimes aqui em casa, da melhor qualidade. É só eu começar a exibir como amostra e pronto, meu valor de mercado vai disparar. Já imaginou?

Entusiasmado com essa possibilidade, resolvi entrar no negócio e me oferecer em leilão. Lance mínimo R$ 240,00.

Quem dá mais?

About Kledir