Luis Fernando Verissimo, o músico

verissimo muisico 300x225 Luis Fernando Verissimo, o músicoAlém de escritor consagrado, Luis Fernando Verissimo é um músico talentoso. Toca sax tenor na Jazz 6, que ele modestamente afirma ser uma banda formada por 5 músicos e um metido a músico.
Há alguns anos, Kleiton e eu, levamos Verissimo ao Planeta Atlântida, um dos maiores festivais de rock do Brasil. Sei lá, coisa de 40, 50 mil pessoas que ele encarou com naturalidade e, aparentemente, alegria e satisfação. Foi um momento inesquecível, vê-lo ali conosco, fazendo o solo de Deu Pra Ti.
Além de seu grupo de jazz, Luis Fernando participa também da banda dos irmãos Caruso, uma mistura escrachada de música e bom humor. A banda atende pelo nome de Conjunto Nacional, mas durante a Campanha das Diretas chamava-se Muda Brasil Tancredo Jazz Band.
É dessa época uma das performances mais extraordinárias do grupo. Estavam em Brasilia para uma apresentação e, um pouco antes de começar, Verissimo sugeriu que a entrada dos músicos fosse no escuro. Cada um ocuparia seu lugar no palco e, aí sim, aos primeiros acordes, as luzes seriam acessas. A idéia era boa e foi aprovada.
Foram entrando no meio daquela escuridão e ninguém conseguia enxergar nada. Luis Fernando saiu caminhando em direção à platéia, tropeçou na boca de cena e caiu de cima do palco. Ato contínuo, acenderam-se as luzes, Chico Caruso correu até o microfone e perguntou desesperado se havia algum médico na platéia. O público veio abaixo, entre gargalhadas e aplausos, certos de que aquilo tudo era uma grande encenação.
O saxofonista com o joelho quebrado foi parar no mesmo hospital onde há pouco tempo havia sido operado Tancredo Neves que, logo depois, morrera de infecção generalizada. O médico alertou o paciente. Verissimo entendeu o recado, deu no pé e foi fazer a cirurgia em Porto Alegre.
Já na recuperação, contou pra família o que ele considerava uma ironia do destino: no dia da apresentação todos da banda haviam bebido, menos ele. Dona Mafalda, sua mãe, com seu tradicional bom humor, comentou:
– É isso que dá! Querer ser músico sem beber. Só toma água!

Related posts

Comentários

Send this to a friend