Recado para um amigo em coma

hosp Recado para um amigo em comaQuando você acordar deste sono e isto não tardará, meu amigo querido, gostaria que encontrasse um novo mundo. Um lugar sem as turbulências de quando adormeceu. E que a queda das bolsas tenha sido um mero pesadelo e a ganância dos homens de gravata, opaca mancha se apagando num passado cada vez mais distante.

Queria que árabes e judeus se entendessem de uma vez por todas, antes de você colocar os pés no chão e caminhar em direção ao banheiro pela primeira vez.

Queria que a palavra guerra tivesse sido abolida. E que o verbo desentender se transformado e conjugado, agora, apenas como ‘entender’, e se tornado comum a todos os dicionários, todas as línguas, credos e cores.

Que a intolerância tivesse sido proibida por decreto.

E a violência urbana, banida do mapa.

Que ninguém mais precisasse roubar por um pedaço de pão ou uma pedra de crack.

Que as traições de qualquer espécie se tenham extinguido.

Que a lâmina das facas e o aço das armas de fogo de todos os calibres tenham sido derretidos e transformados em brinquedos, espalhados pelos parques das cidades do mundo inteiro, para que neles crianças possam brincar.

Queria preparar um mundo melhor, mais abrangente, mais justo, mais leal, para quando você se levantar da cama e sentir necessidade de tomar um café.

Um mundo sem fome, sem frio e injusta distribuição de riquezas.

Mas sei que não posso te oferecer nada disto. A vida avança no relógio das horas e sei que a qualquer momento escutaremos a sua voz a nos saudar.

Gostamos de quando você nos diz “bom dia”. Eu, especialmente, me emociono quando desejas que o Deus que te acompanha me saúde na mesma alegria.

Melhora o meu dia. A minha semana. O meu mês.

Das coisas que posso prometer e cumprir, lhe asseguro, tão logo os seus olhos enxerguem as primeiras luzes da manhã:

Um abraço do seu pai.

O colo quente de sua mãe.

O beijo de sua irmã. De seu irmão.

O amor de sua vida estará esperando por você – ela que não saiu do seu lado um segundo sequer -, para que percorram juntos e de mãos dadas, o percurso que lhes foi traçado por Deus.

Vocês terão filhos, bens materiais, animais de estimação e álbuns de fotografias de momentos que o tempo já levou. E terão o presente e o futuro para desenhar novas páginas. Pintá-las com novos matizes, novos tons. Páginas de felicidade.

Terão uma janela pro mar e uma brisa que sopre do Atlântico ou do Mediterrâneo.

Terão almoços de domingo em família, e tardes de futebol.

Prometo-te um grito de gol, do seu Flamengo. Prometo muitas conquistas do seu Flamengo.

Prometo que a cor vermelha, da sua predileção, não será arrancada do arco-íris.

Prometo-te uma canção de Geraldinho Azevedo. Um poema de Pessoa e a pessoa bonita que é você, refletido no espelho em que for se barbear pela primeira vez, depois de acordar deste sono.

Prometo que terá trabalho. Que terá desafios e projetos para a sua vida.

Prometo que terá vida.

Uma vida longa e feliz.

Related posts

Comentários

Send this to a friend