Os dois irmãos

friends 258x300 Os dois irmãosEm Itaobim, se chama Cascalho; em Novo Cruzeiro é Oropa. Em Salinas é Coréia e em Pavão é Cangaia. Sinônimos de Faixa Azul, Luz vermelha, Brega, Quebra-faca, Brogodó, Querosene ou simplesmente Zona Boêmia.
Foi lá no Cascalho a briga onde o Zé… Bem, vamos deixar o Zé, e falar antes do seu irmão, o Antonio.
Sujeito sério, responsável, católico praticante, bom marido e pai exemplar, Antonio era respeitado por todos em nossa cidade e, exemplo vivo de como uma mesma árvore pode gerar dois frutos tão diferentes. Ele e seu irmão eram bastante diferentes até fisicamente. Antonio, louro, olhos claros, puxou ao pai. Zé era moreno, olhos pretos, mais parecido com a mãe. Ambos tinham o cabelo encarapinhado. Zé era admirado por todos por seu jeito brincalhão, gozador, mas era um boêmio inveterado. Nos bares de sinuca, jogando “ Vida”, durante o dia, e a noite no Cascalho, onde tinha mulher, bebida e amigos para “assuntar” seus causos. Enfim, um caboclo considerado “vida torta”, pelo irmão e por muita gente na cidade.
Um dia a tal briga no Cascalho. Bate-boca, ofensas e, um taco de sinuca, segurado pelo lado mais fino é quebrado na cabeça de um infeliz. O dia era quinta-feira da Semana Santa. A hora, quase meia noite. O corpo no chão era do Zé. A poeira que levantou, foi da carreira de Prêsa de Barrão, que saiu disparado em busca de socorro para o amigo agredido.
Zé não era de muito barulho. O barulho quem ouviu foi Antonio. As pancadas na sua janela e os gritos do Prêsa: “Ô Tone, acorda pelo amor de Deus“. Antonio acordou apavorado, abriu a janela e deparou com o mensageiro da desgraça, que lhe diz com um fôlego só:” Ô Tone corre lá no Cascalho, que Bala Doce deu uma cacetada na cabeça do Zé, e ele ta lá, estirado, acho que tá com os miolos de fora”.
Antonio espreguiça, erguendo os braços e, com sua voz de tenor, olhando Prêsa de Barrão com cara de poucos amigos, diz: “Não deva ser miolos. Quem tem miolos num tá na zona em plena “quinta-feira maior” procurando briga”. E lá não pisou.

Related posts

Comentários

Send this to a friend