Voar é com os pássaros

tadeu asa delta Voar é com os pássarosDizem que o Pico do Ibituruna, em Governador Valadares, é o melhor lugar do Brasil para a prática de vôo livre. E deve ser verdade, pois a cidade constantemente é palco de campeonatos de vôo livre e até já sediou um campeonato internacional. Quase todos os dias, em Governador Valadares, ao se olhar para cima, pode-se ver uma asa Delta cruzando os céus.
Eu faço tudo para não citar Itaobim nos meus casos, mas não tem jeito. Tem um itaobinhense presente em todas as competições de vôo livre: é o Leca, instrutor de vôo em Governador Valadares. Ele e muitos dos seus alunos têm conquistado importantes prêmios em competições desta natureza. Voar é com o Leca.
O povo de Valadares já se acostumou a ver o céu colorido com asas Delta. Mas no início não era assim. E um bate-papo entre dois trabalhadores rurais da região, dá para comprovar que voar de asa Delta não era assim tão fácil. O papo era entre Pedro Capitão, proprietário de um pequeno sítio ali pras bandas de Peçanha, homem valente e com fama de ser um bom caçador, e o seu compadre Cirino.
Pedro dizia ao Cirino: “pois é compadre, naquele dia do casamento do Gilberto eu saí de lá meio enfoguetado, já com umas quatro na cabeça, e tornei ver um daqueles passarinhão que eu te falei. Parece que eles tem um ninho ali na serra do Ibituruna. Esse era “mais grande”, com umas asas mais coloridas e eu vi direito, carregava um home. Aí eu senti que o bicho era perigoso. O pobre do home se debatia dum lado pro outro, tentando sair das garras do bicho, e eu não pensei duas vezes, mirei direito pra num acertar o home e piquei fogo, dei dois tiros no moleque.”
Cirino, que ouvia com muito interesse o caso do compadre, perguntou: “E cê matou o bicho?”
Pedro Capitão responde: “matei nada Sô. Ele saiu voando meio torto pra acolá, pras bandas de Caratinga, mas soltou o home. O pobre caiu numa touceira de capim, daqui mais ou menos uns quinhentos metros. Eu corri lá, ainda com a carabina na mão, pra dar socorro pra ele. O infeliz, quando me viu, desgraçou a correr pedindo socorro. Ondé que já se viu? Livro ele das garras do bicho e ele ainda corre de mim. Mas também eu acho que ele inda tava meio pirado, ou foi a queda ou foi a ânsia de ter ficado preso nas garras do bicho. Eu inda corri atrás um tiquinho, gritando ele, mas aí ele corria mais. Deixei pra lá, ele num devia de tá muito machucado não. Senão não ia correr daquele tanto.”
Hoje, ao ver uma asa Delta, Pedro Capitão comenta envergonhado: “Esse povo num falta inventar mais nada. Daqui uns dias eles já tão querendo ir voando em outros planetas”.

Related posts

Comentários

Send this to a friend