Cidinho Teixeira lança livro e CD nos EUA

Foto19 Cidinho Teixeira 300x180 Cidinho Teixeira lança livro e CD nos EUA
O tecladista Cidinho Teixeira lançou o livro “Ritmos Brasileiros no Teclado”

A obra em inglês destaca alguns dos maiores sucessos da música popular brasileira

Foto18 Leco Reis e Edson Ferreira 300x146 Cidinho Teixeira lança livro e CD nos EUA
O novo CD Brazzamerica conta com a participação do baixista Leco Reis e do percussionista Edson Ferreira

Morando há 30 anos nos Estados Unidos, o pianista, compositor e educador Cidinho Teixeira, natural do Rio Grande (RS), lançou recentemente o livro “Brazilian Rhythms on Keyboard” (Ritmos brasileiros no teclado, em tradução livre do inglês). Segundo ele, a ideia surgiu em decorrência das perguntas constantes feitas por tecladistas americanos sobre a harmonia das canções brasileiras no teclado. A obra, em inglês, foi impressa pela editora alemã Schott, antiga Advance Music.

A vida inteira dedicada à música, Cidinho começou a tocar acordeão aos 12 anos de idade nos grupos tradicionalistas em sua cidade natal, até que descobriu um piano na escola onde estudava. De família humilde, o pedido ao pai para comprar um piano foi negado, mas descoberta que o vizinho italiano, o Sr. Pugina, afinava e consertava pianos mudou sua trajetória. Ao conversar com o vizinho, ele foi informado que poderia alugar um piano e que, caso não gostasse do novo instrumento, poderia devolvê-lo. Entretanto, a mudança radical ocorreu quando seu pai convidou uma banda local para se apresentar na festa de aniversário do filho. Teixeira foi convidado para tocar piano durante a festa e, posteriormente, para tocar nos clubes noturnos locais com os músicos.

“O Rio Grande é um lugar muito frio no inverno, então, a nossa ocupação era tocar acordeão nos grupos tradicionalistas”, lembrou Teixeira.

Após concluir o serviço militar, Cidinho tentou a carreira em São Paulo e depois no Rio de Janeiro, onde tocou com grandes estrelas da música popular brasileira como Tim Maia, Simone, Gal Costa e Gilberto Gil. Durante uma apresentação com Gil em Nova York, em 1985, o tecladista resolveu tentar a sorte na Terra do Tio Sam, onde se radicou com a esposa e 5 filhas na cidade de Clark. Ao longo de sua carreira no exterior, ele já se apresentou em clubes noturnos como o SOB’s, Churrascaria Plataforma, Restaurante Via Brasil, em Manhattan (NY), Kilimanjaro, em Washington-DC, Belas Artes em San Juan, Porto Rico, entre outros famosos. Ainda nos EUA, Cidinho já tocou com músicos do porte de Harry Belafonte e Eddy Murphy.

Ao longo de sua carreira, Cidinho lançou os CDs: Brasil Tropical – Muito Suingue, Ancestors, Luz Maior, Brazilian Night, Nossa Amizade, I Am Myself, Terra Brasil e recentemente o Brazzamerica, em parceria com o baixista Leco Reis e o percussionista Edson Ferreira. A obra foi produzida por Blanca Marsh Weinstock e Tony Spaneo.

Radicado em Nova York, Leco Reis, natural de Porto Alegre (RS), liga com o seu instrumento a percussão de Edson e o piano de Cidinho. Ele se apresenta com frequência em shows de Jazz, Bossa Nova e música contemporânea improvisada. Já Edson Ferreira é percussionista há mais de 20 anos e com experiência internacional.

Atualmente, Cidinho divide o seu tempo entre os EUA e o Rio de Janeiro, onde tem um apartamento no tranquilo bairro do Leme, na Zona Sul da cidade. Mais informações sobre o CD Brazzamerica podem ser obtidas nos websites: www.brazzamerica.com e www.cidinho.com

 

Sobre o autor

O jornalista Leonardo Ferreira é formado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA, sediada no Rio de Janeiro - RJ.

Related posts

Comentários

Send this to a friend