Novo prefeito adota política de “acolhimento” aos imigrantes em Hoboken

Foto22 Ravi Bhalla Novo prefeito adota política de “acolhimento” aos imigrantes em Hoboken
“A Hoboken que conhecemos e amamos foi construída por imigrantes e atualmente é sustentada por imigrantes”, disse Bhalla (Foto: Pref. de Hoboken)

O primeiro ato de Ravinder Bhalla no cargo foi assinar a ordem executiva

Na terça-feira (2), o primeiro ato como de Ravinder Bhalla prefeito de Hoboken foi assinar uma ordem executiva designando a jurisdição “justa e receptiva”. Ele acredita que tal ordem envia uma “mensagem clara” de que a cidade é amigável aos imigrantes de todas as origens. Ele é formado em Direito e tornou-se o primeiro prefeito Sikh, uma religião surgida há 500 anos, a ocupar o cargo na história do município.

A ordem de 12 páginas, diretamente contrária à administração Trump, determina que nenhum funcionário municipal poderá perguntar o status migratório de qualquer indivíduo, impede que agentes federais de imigração acessem instalações e arquivos municipais, cria a Comissão Municipal Justa e Receptiva que focalizará nos assuntos relacionados aos imigrantes e mais.

“A Hoboken que conhecemos e amamos foi construída por imigrantes e atualmente é sustentada por imigrantes”, disse Bhalla, de 43 anos, através de um comunicado. “Esta primeira ordem executiva é o reflexo dos nossos valores essenciais americanos e envia a mensagem clara que Hoboken é um lugar que dá as boas vindas a todos aqueles que estão prontos, dispostos e capazes de contribuir para a nossa grande cidade”.

A ordem também determina que o município monitores os arquivos migratórios relacionados aos pedidos feitos pelas autoridades federais, incluindo o número de pedidos de detenção ou ordens de prisão recebidos por Hoboken.

Bhalla assinou a ordem na terça-feira (2) rodeado de autoridades municipais, incluindo o chefe do Departamento de Polícia de Hoboken, Ken Ferrante, que emitirá uma diretriz policial para implantar as políticas contidas na ordem.

Amol Sinha, diretor executivo da American Civil Liberties Union de New Jersey (ACLU-NJ), disse ao The Jersey Journal que é “extremamente significativo” que a ordem executiva de Bhalla seja a primeira ação dele como prefeito.

“Isso permite que Hoboken utilize seu potencial de ser uma cidade verdadeiramente receptiva”, disse Sinha.

O prefeito da vizinha Jersey City, Steven Fulop, assinou uma ordem similar em 2017.

Trump tem criticado as cidades que oferecem abrigo aos imigrantes que são alvo das autoridades federais de imigração; mais recentemente citando a morte de uma mulher com um tiro disparado por um imigrante indocumentado em um píer de San Francisco em 2015. O réu acusado no caso foi considerado inocente de homicídio, em 30 de novembro.

 

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend