Bolinhos de chocolate

9 256742544 Bolinhos de chocolateEm pequenas e saborosa porções, os bolinhos ou mini-muffins de chocolate são irressístiveis quentes ou frios.

¾ xícara (105 g) de farinha de trigo

¼ xícara (30 g) de maisena

1 xícara (90 g) de chocolate em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de fermento em pó

1 pitada de sal

¾ xícara (200 g) de manteiga em temperatura ambiente

½ xícara (100 g) de açúcar

2 ovos grandes em temperatura ambiente

1 colher (chá) de licor de café (usei Kahlúa)

⅓ de xícara (75 ml) de leite misturado com ½ colher (chá) de suco de limão

Gotas de chocolate meio amargo

Modo de Preparo:

preaqueça o forno a 350°F (180° C). Unte e polvilhe 24 forminhas próprias para mini-muffins ou forre-as com 24 forminhas de papel de 3,2 cm de diâmetro. Deixe de lado. Em uma tigela média, peneire a farinha, a maisena, o chocolate, o bicarbonato, o fermento e o sal. Misture e reserve.

Em uma tigela grande, bata a manteiga por 2 minutos ou até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até ficar um creme leve e fofo. Adicione os ovos um a um, batendo bem, depois de cada adição. Junte o licor e, aos poucos, acrescente os ingredientes secos peneirados, alternando com a mistura de leite e suco de limão, mexendo delicadamente com uma espátula.

Com a massa, preencha ⅓ de cada forminha. Introduza no centro, 1 gota de chocolate, pressionando levemente (quando o bolinho estiver assando o chocolate voltará para a superfície). Leve ao forno e deixe assar por 15 a 20 minutos ou até corar e o chocolate amolecer levemente.

Retire do forno e deixe descansar por 2 a 3 minutos. Deseforme caso tenha assado nas formas untadas. Sirva quente ou morno (você poderá também deixar os mini-muffins esfriarem e no momento de servir-los aqueça rapidamente no microondas). São perfeitos para acompanhar sorvetes.

Rendimento: 24 unidades

Sugestão: as gotas de chocolate poderão ser substituídas por chocolate em barra cortado em pedacinhos.

Dica: para um bom resultado é muito importante que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente.

Related posts

Comentários

Send this to a friend