Salmão com molho de manteiga e alcaparras

Deixando de lado a simplicidade, nesta receita o molho é tudo. Primeiro a manteiga precisa ser cozida até ficar corada o que a deixará com sabor de nozes. Depois, junta com o gosto forte das alcaparras para fazer o balanço perfeito dos ingredientes.

Ingredientes: 2 porções

Para o salmão

500 g de filé de salmão com a pele intacta

3 colheres (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Para o molho

2 colheres (sopa) de alcaparras

4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Salsinha verde picada

Prepare o salmão: antes de limpar o salmão, observe se não existe nenhum residuo de espinha. Lave rapidamente em água corrente e seque com papel-toalha.

Em um refrátario médio de vidro ou cerâmica, misture o limão com o azeite. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino, preferivelmente moída na hora. Adicione os filés de salmão com a parte do couro virada para cima; deixe dascansar em temperatura ambiente por 20 a 30 minutos.

Faça o molho:

Escorra as alcaparras, lave sob água corrente e depois escorra novamente. Isto ajuda a remover o excesso de sal das alcaparras. Reserve.

Aqueça uma panela pequena sobre fogo moderado. Coloque a manteiga e deixe cozinhar por 3 minutos ou até ficar corada (mas não queimada). Retire rapidamente do fogo; com cuidado, adicione as alcaparras; faça movimentos circulares com a panela de modo que as alcaparras fiquem bem envolvidas na manteiga. Adicione a salsa picada. Deixe de lado.

Preaqueça o forno a 400°F (200°C), quente. Vire os filés de salmão, deixando a parte do couro para baixo; cubra o refratário com papel alumínio e leve-o ao forno por 15 minutos. Cuidadosamente, retire o papel e deixe assar por mais 5 a 7 minutos. (Deixe o papel alumínio de lado).

Quando o salmão estiver assado, retire-o do forno e banhe com o molho preparado. Cubra novamente com o papel e deixe descansar, em temperatura ambiente, por 5 minutos até o molho aquecer com o calor do salmão e os sabores se juntarem.

Sirva quente ou morno, com salada, arroz ou batatas.

Sugestão: o segredo deste molho está no preparo da manteiga que não deverá ficar muito corada. Deixe uma vasilha com água ao lado do fogão. Se a manteiga começar a ficar muito corada, coloque o fundo da panela na água para parar o cozimento.

Dica: este molho pode ser usado com vários tipos de peixes, ovos, legumes aferventados, etc.

Related posts

Comentários

Send this to a friend