Legumes à moda marroquina

Este é um prato do Marrocos chamado Tagine, que é também uma vasilha de cerâmica com tampa em formato de cone. Nesta versão você poderá usar um refratário com tampa ou cobrir com papel alumínio.

Ingredientes: 4 porções

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 cebolas médias cortada em fatias

2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

4 dentes de alho picados ou amassados

1 colher (sopa) de gengibre ralado

1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picada

1 colher (chá) de páprica ou colorau

1 colher (chá) de cominho moído

½ colher (chá) de coentro seco moído

½ colher (chá) de canela em pó

6 batatas médias, descascadas e cortadas em cubos grandes

3 cenouras grandes, cortadas em rodelas grossas

¾ de xícara (180 ml) de caldo de galinha ou de carne

2 xícaras de ervilhas frescas aferventadas al dente

¼ de xícara de folhas de coentro picadas

Sal e pimenta-do-reino moída

2 a 3 tomates cortados em rodelas finas

1 colher (sopa) de manteiga gelada, cortada em pequenos pedaços

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 400°F (200°C). Reserve um refratário médio preferivelmente com tampa. Em uma panela média, sobre fogo moderado, aqueça o azeite e refogue a cebola, até que fique macia e dourada. Junte metade da cebolinha, o alho, o gengibre, a pimenta, a páprica ou colorau, o cominho, o coentro seco e a canela. Refoque, mexendo sempre por 1 a 2 minutos. Acrescente a batata, a cenoura, o caldo e deixe ferver. Diminua o fogo, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos ou até a batata e a cenoura estarem cozidas porém firmes. Adicione as ervilhas, a metade do coentro picado e misture; tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Transfira os legumes para o refrátario reservado. Distribua as rodelas de tomates e, por cima, os pedacinhos de manteiga. Espalhe o restante da cebolinha e das folhas de coentro picadas. Tampe o refratário e leve ao forno por 15 a 20 minutos ou até os legumes estarem macios. Sirva como prato principal ou para acompanhar carnes, peixes e aves.

Sugestão: use tomates-cerejas inteiros para substituir o tomate em rodelas. Vagens cortadas substitui as ervilhas. Couve-flor e repolho picados podem ser acrescentados ao prato.

Dica: use ervilhas congeladas, elas não precisam ser aferventadas. Se você não tem um refratário com tampa, cozinhe os legumes em uma panela de fundo grosso, com tampa, que possa ir ao forno.

Related posts

Comentários

Send this to a friend