Lentilhas Salsichão

Com tipos e cores variadas, as lentilhas são pratos perfeitos: fáceis de preparar, repletas de nutrientes e possuem poucas calorias.

Ingredientes

1 xícara de lentilhas secas

1 folha de louro

2 dentes de alho, inteiros

2 ½ xícaras de caldo de galinha

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola média picada

2 talos de salsão, sem os fios duros, cortados em fatias finas

3 dentes de alho amassados

1 colher (chá) de páprica

1 colher (chá) de cominho moído

2 cebolinhas verdes picadas

2 galhos de salsinha ou coentro verde, picados

3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

Sal e pimenta-do-reino moída

500 g de salsichão

Modo de preparo:

l impe as lentilhas e lave bem. Escorra e coloque numa panela média junto com a folha de louro, os dentes de alho inteiros e o caldo de galinha. Leve a panela ao fogo alto. Quando iniciar a fervura, reduza a chama, cubra parcialmente e deixe cozinhar por 15 minutos ou até as lentilhas ficarem al dente. Escorra as lentilhas e reserve ½ xícara do caldo. Descarte a folha de louro e os dentes de alho. Deixe as lentilhas de lado.

Em uma frigideira grande, aqueça o azeite. Acrescente a cebola juntamente com o salsão e refoque, em fogo baixo, por 5 minutos ou até a cebola murchar, mexendo de vez em quando. Adicione o alho, a páprica e o cominho. Misture e refogue por 1 minuto. Acrescente as lentilhas, a cebolinha, a salsinha ou coentro picados, o caldo reservado e misture. Deixe cozinhar por 2 minutos. Junte com o vinagre e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Tampe a panela e deixe ferver, em fogo baixo por 3 a 5 minutos ou até as lentilhas ficarem macias. Remova a panela do fogo e deixe de lado, tampada, para manter as lentilhas aquecidas.

Com um garfo, dê 3 a 4 furos nos salsichões. Coloque-os numa panela com água suficiente para cobri-los. Leve a panela ao fogo alto. Quando lenvantar fervura, reduza o fogo e cozinhe lentamente, por 15 minutos ou até que os salsichões estejam bem quentes. Retire-os da água, corte em fatias diagonais e sirva junto com as lentilhas.

Rendimento 4 a 6 porções

Sugestão: corte os salsichões em fatias e frite em um pouco de óleo quente por 5 minutos ou até aquecê-los. Qualquer tipo de salsicha pode ser usado nesta receita. Os salsichões por serem pré-cozidos não precisam de muito tempo no fogo.

Dica: as lentilhas combinam muito bem com o cominho e vários tipos de vinagres.

Related posts

Comentários

Send this to a friend