Bananas com calda caramelo, creme e merengue

Esta sobremesa tem sido uma das minhas favoritas. Se você nunca fez merengue antes, verá que nesta receita ele é relativamente simples no preparo e tem surpreendente textura.

Ingredientes

Calda caramelo

¾ de xícara ( 160 g) de açúcar

½ xícara de água (125 ml) misturada com 2 colheres (sopa) de suco de limão

6 bananas-pratas médias, maduras mas ainda firmes, cortadas ao meio

Creme:

3 xícaras (750 ml) de leite

½ xícara (100 g) de açúcar

1 colher (chá) de essência de baunilha

4 gemas

¼ xícara de maisena (36 g)

1 pitada de sal

Merengue:

4 claras

Prepare o caramelo: em uma panela média, coloque o açúcar, leve ao fogo baixo e deixe derreter, sem mexer. Aumente o fogo para médio e deixe cozinhar até o açúcar formar um caramelo ligeiramente dourado ou com cor de avelã. Retire a panela do fogo e acrescente a água aos poucos. Leve a panela de volta ao fogo, deixe o caramelo dissolver e formar uma calda. Adicione as bananas e cozinhe até que fiquem macias, mas sem desmanchar. Vire-as de vez em quando. Retire do fogo e deixe esfriar. Transfira para uma vasilha de servir junto com o caramelo.

Creme: em uma panela média, misture o leite, metade do açúcar e a baunilha, leve ao fogo moderado e, quando iniciar a fervura, retire do fogo tampe a panela e deixe de lado. Numa tigela média, coloque as gemas, a maisena, o sal e o restante do açúcar. Bata até formar uma pasta macia e esbranquiçada; acrescente, aos poucos, o leite e misture bem; transfira para uma panela e leve ao fogo moderado. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e coloque sobre as bananas (o creme irá descer e juntar com a calda).

Merengue: em uma frigideira grande, coloque água com profundidade de 2,5 cm aproximadamente. Leve ao fogo baixo e deixe ficar em ponto de fervura. Enquanto isso, bata as claras até formar picos firmes. Cubra uma peneira com papel-toalha e deixe ao lado da panela. Com uma colher grande, retire porções das claras batidas e coloque na superficie da água quente. Deixe cozinhar por 1 minuto. Retire usando uma escumadeira, coloque sobre o papel-toalha e deixe escorrer. Depois arrume-as sobre o creme. Cubra e leve à geladeira. No momento de servir decore com casca de limão, chocolate picado ou a gosto.

Rendimento 8 a 10 porções

Sugestão: substitua a essência de baunilha por 1 pau de canela e descarte-o no momento de acrescentar o leite à mistura das gemas.

Dica: use uma panela de fundo grosso para preparar a calda e conseguir a cor certa. Se a calda fica com cor clara ficará sem sabor e com a cor escura terá sabor de queimado. Portanto, nesta etapa você precisará apenas do ‘olhômetro’. Deixe de lado uma avelã para fazer a comparação.

Related posts

Comentários

Send this to a friend