Meatloaf- Bolo de Carne

Este meatloaf ou “bolo de carne moída” é misturado com cenoura, ervas secas variadas e tem cobertura de molho de tomate. Sirva-o quente como prato principal ou frio acompanhando salada ou sandwiches.

Ingredientes

2 colheres (sopa) de óleo

1 xícara de cebola picada

3 dentes de alho amassados

500 g de carne moída

1 xícara de míolo de pão esmigalhado (apertado na xícara)

1 cenoura grande ralada (grossa)

2 ovos pequenos ligeiramente batidos

4 colheres (sopa) de ketchup

2 colheres (sopa) de molho inglês (worcestershire sauce)

½ colher (chá) de orégano seco

½ colher (chá) de alecrim (rosemary) seco

½ colher (chá) de tomilho (thyme) seco

½ colher (chá) de cominho moído

2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada

Sal e pimenta-do-reino

1 xícara (250 ml) de molho de tomate (feito em casa ou comprado pronto)

Modo de Preparo:

Em uma frigideira pequena sobre fogo moderado, coloque o óleo e refogue a cebola por 3 a 4 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto. Retire do fogo e deixe esfriar.

Preaqueça o forno a 375°F (190°C). Unte levemente com óleo um refratário (9 x 13 x 3 inches) ou uma forma de pão de forma (23 x 13 x 7,5 cm) e reserve.

Em uma tigela grande, coloque a carne, a cebola fria, o pão, a cenoura e os ovos. Misture levemente com um garfo. Acrescente o ketchup, o molho inglês, o orégano, o alecrim, o tomilho, o cominho e a salsinha. Tempere a gosto com o sal e a pimenta. Misture delicadamente com as mãos até os ingredientes ficarem bem incorporados. Não deve ficar pastoso. Prove o sal e a pimenta. Transfira para a forma untada, apertando a superfície com uma colher grande; leve para assar por 1 hora.

Retire qualquer excesso de gordura que não foi absorvido. Cubra a forma com papel alumínio e deixe descansar por 20 a 30 minutos. Desenforme, cuidadosamente, sobre um prato grande ou travessa.

Em uma panela pequena, sobre fogo moderado, aqueça o molho de tomate e cubra todo o meatloaf . Sirva enfeitado com 1 galho de salsinha ou decore a gosto.

Sugestão: geralmente, o meatloaf é preparado com carne gorda. A gordura permite que o meatloaf fique umedecido. Porém, esta receita tem um bom resultado com carne magra.

Dica: Azeitonas verdes picadas, molho de pimenta (usei tabasco), dão especial sabor ao molho de tomate.

Related posts

Comentários

Send this to a friend