Panna Cotta com calda de Vinho e Morangos

Panna Cotta é uma sobremesa italiana e tradicionalmente consiste numa mistura delicada de leite com creme e gelatina. É servida com calda de frutas, frutas frescas, geleias e etc. Outra boa coisa sobre a Panna Cotta é que ela pode ser feita com até 4 dias antes de servir.

Creme (panna cotta)

1 xícara (250 ml) de leite

2 colheres (chá) (36 g) de gelatina em pó branca, sem sabor

¼ de xícara (50 g) de açúcar

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 ¼ xícara (300 ml) de creme de leite fresco ou 1 lata de creme de leite

½ xícara (125 ml) de iogurte, sabor baunilha

Calda

150 g de morangos cortados em fatias grossas

1 xícara (250 ml) de vinho tinto

½ xícara (125 ml) de água

⅓ de xícara (70 g) de açúcar e mais 2 colheres (sopa)

3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

1 pau de canela de 3 a 4 cm de comprimento


Prepare a panna cotta:
unte levemente com óleo 6 tigelinhas com capacidade para 160 ml. Acomode-as em uma assadeira e deixe de lado. Em uma panela pequena, coloque ⅓ do leite e espalhe por cima a gelatina; deixe descansar por 3 a 5 minutos. Acrescente o leite restante e o açúcar. Leve ao fogo moderado mexendo sempre até esquentar bem e o açúcar e a gelatina dissolverem, sem ferver. Retire do fogo; junte a baunilha, o creme de leite, o iogurte e misture bem. Distribua entre as tigelas preparadas; cubra com papel alumínio ou filme plástico e leve para gelar por 6 horas ou de 1 dia para o outro. Desenforme e sirva com a calda de morangos.

Prepare a calda: em uma tigela pequena, coloque os morangos fatiados e espalhe por cima 2 colheres (sopa) de açúcar. Deixe descansar por 15 a 20 minutos (o açúcar ajuda os morangos a liberar o líquido). Em uma panela média e funda, coloque o vinho e o restante dos ingredientes. Leve ao fogo moderado e deixe ferver por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente os morangos (reserve algumas fatias para decorar) e o líquido que formou na tigela. Tampe a panela e deixe ferver por 2 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar com a panela tampada. Remova a canela, transfira a calda para o liquidificador e bata rapidamente ligando e desligando o aparelho até triturar os morangos (não deixe que eles desmanchem completamente). Transfira para uma vasilha com tampa e leve para gelar até o momento de servir.

Rendimento 6 porções

Sugestão: para desenformar a panna cotta, empurre levemente as beiradas do creme com a ponta dos dedos e depois inverta cada tigelinha no prato de servir.

Dica: se usar o creme de leite em lata, agite-a antes de abrir. Escolha morangos maduros e firmes.

Related posts

Comentários

Send this to a friend