Barras com frutas cristalizadas e nozes

8 Barras com frutas cristalizadas e nozesO que dizer sobre estas barras? Incrivelmente deliciosas, irresistíveis e extremamente fáceis de fazer! Você ainda pode usar as frutas cristalizadas e as nozes que mais gosta.

Ingredientes

Para a massa

1 ¾ xícara (280 g) de farinha de trigo

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

¼ colher (chá) de sal

½ xícara (125 g) de manteiga em temperatura ambiente

½ xícara (85 g) de açúcar mascavo

3 colheres (sopa) de melaço de cana (molasses)

1 ovo grande, gema e clara separadas

1 colher (chá) de essência de baunilha

Para cobertura

1 clara

2 colheres (sopa) de açúcar

½ colher (chá) de canela em pó

¼ colher (chá) de cravo moído

1 pitada de noz-moscada ralada

1 pitada de sal

⅓ de xícara de frutas cristalizadas picadas

¼ de xícara de passas sem sementes

1 a 2 colheres (sopa) gengibre cristalizado, picado

½ xícara de nozes ou pecans picadas

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 350°F (180°C) moderado. Unte uma assadeira de 23 X 31 cm. Forre com papel impermeável e depois unte levemente. Deixe de lado.

Em uma tigela média, peneire a farinha, o bicarbonato e o sal; misture e reserve.

Em uma tigela grande, bata a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura lisa. Adicione o   melaço de cana, a gema e a baunilha. Bata em velocidade baixa, até misturar; desligue o aparelho e, aos poucos, junte a mistura de farinha reservada e misture com uma colher de pau (você irá obter uma massa quase seca, esfarelada). Transfira para a assadeira preparada. Espalhe e pressione a massa até formar uma camada compacta e uniforme. Com um garfo, faça alguns furos na massa para que não se forme bolhas de ar. Leve ao forno e deixe assar por 10 minutos.

Enquanto isso, em uma tigela média, misture bem a clara, o açúcar, a canela, o cravo, a noz-moscada e o sal. Junte as frutas cristalizadas, as passas e as nozes e misture delicadamente. Depois espalhe sobre a massa assada e ainda morna. Retorne a assadeira ao forno e deixe assar por 10 a 12 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar. Com a massa ainda na assadeira (não há necessidade de desenformá-la) corte as barras no tamanho desejado e guarde-as em vasilhas bem fechadas, assim elas podem ser conservadas por 1 semana.

Rendimento 27 barras

Sugestão: o melaço de cana pode ser substituido por mel.

Dica: cascas cristalizadas de laranja ou limão, ameixa seca, cerejas em calda escorridas e picadas, castanha de cajú torradas, também podem ser usadas na mistura da cobertura.

 

 

Sobre o autor

AlmasGemeas.com - Seu Amor espera por você.

Related posts

Comentários

Send this to a friend