Biscoitos de Ovomaltine e aveia

biscoitos de ovomaltine e aveia 6 300x225 Biscoitos de Ovomaltine e aveiaLeves, crocantes e achocolatados.  

Ingredientes

1 ½ xícara (200 g) de Ovomaltine

1 xícara (140 g) de farinha de trigo

⅔ de xícara (70 g) de farinha de aveia fina (veja a dica)

⅓ de xícara (60 g) de açúcar mascavo

½ colher (chá) de fermento em pó

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

1 ovo grande (clara e gema separadas)

Essência de baunilha (opcional)

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, coloque o ovomaltine, as farinhas, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal; misture bem. Faça uma depressão no centro e junte a manteiga. Deixe de lado.

Em um prato fundo, bata com um garfo, as claras com um pouco de água ou essência de baunilha – 1 colher (chá) – até  espumar e aumentar um pouco de volume; junte as gemas e continue batendo até ficarem bem desmanchadas; adicione aos poucos, sobre os ingredientes secos e a manteiga na tigela e, vá misturando com o garfo e depois com as mãos até obter uma massa macia e maleável. Deixe descansar por 15 a 20 minutos.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 325°(160°F). Forre com papel impermeável ou polvilhe levemente com farinha de trigo 2 a 3 assadeiras grandes.

Com pequenas porções da massa, modele argolinhas ou no formato que preferir. Arrume-as nas assadeiras, deixando um espaço de 1,5 cm entre elas (elas vão espalhar quando estiverem assando). Asse por 12 minutos.

Retire do forno e deixe-as nas assadeiras por 5 a 7  minutos. Elas saem do forno ainda moles; ao esfriarem, ficam crocantes. Transfira as argolinhas para uma vasilha aberta (use uma grade ou uma assadeira grande) e deixe esfriarem completamente. Sirva logo ou guarde em vasilhas hermeticamente fechadas por até 3 semanas.

Rendimento: 8 dúzias

Sugestão: Depois de pronta a massa pode ser embrulhada em filme plástico e guardada na geladeira por até 3 dias.

Dica: Escolha ovomaltine com flocos crocantes. Existe uma grande variedade de aveia no mercado, mas você pode fazer sua própria farinha de aveia. Para isto basta bater aveia (in natura) em flocos no liquidificador ou triturador e depois medir a quantidade desejada.

 

Sejam Bem Vindos ao Mundo Culinário

Sobre o autor

Related posts

Comentários

Send this to a friend