Bolo de farinha de arroz e água de rosas

 bolo de farinha de arroz c agua de rosas 9 300x176 Bolo de farinha de arroz e água de rosasA farinha de arroz é um dos alimentos mais ricos em hidratos de carbono, que são fontes de energia. A água de rosas é a água destilada das pétalas de rosas, usada para aromatizar doces. Minha decisão de preparar este bolo, juntando estes dois ingredientes não foi baseada na conhecida frase “suave e delicado como pétalas de rosas”. Ela me veio subitamente, após degustar, um delicioso pudim de arroz em um restaurante indiano local. Sábia delicisão!

Ingredientes:

Bolo

½ xícara (125 ml) de leite

1 colher (sopa) de água de rosas

1 xícara (150 g) de farinha de arroz

1 xícara (140 g) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

1 pitada de sal

1 tablete (112 g) de manteiga em temperatura ambiente

¾ de xícara (160 g) de açúcar

4 ovos, clara e gema separadas

Glace

100 g de açúcar de confeiteiro

1 colher (sopa) de água de rosas

1 (sopa) de iogurte natural

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 325°F (180°C). Unte e polvilhe uma forma funda de 22 de diâmetro decorada ou lisa. Reserve.

Em uma tigela pequena, sobre fogo moderado, aqueça o leite com a água de rosas, sem deixar que ferva.  Retire do fogo tampe a panela e deixe o leite esfriar completamente. Em uma tigela média, peneire as farinhas, o fermento e o sal. Deixe de lado.

Em uma tigela grande, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo e claro. Adicione as gemas, uma a uma, batendo bem depois de cada adição. Acrescente a mistura peneirada das farinhas altenando com a mistura de leite e água de rosas, em três etapas (começando e terminando com a farinha).

Em uma outra tigela grande, bata as claras em neve até formar picos firmes. Adicione delicadamente à massa. Coloque na forma preparada e leve para assar por 45 a 50 minutos até que enfiando um palito no centro, ele saia limpo.

Retire do forno e deixe descansar na forma por 5 a 7 minutos e desenforme sobre uma grade ou prato forrado com papel manteiga; deixe esfriar completatamente.

Enquanto isso, prepare a glace: em uma tigela média, peneire o açúcar de confeiteiro. Acrescente água de rosas, o iogurte e misture bem com uma espátula até formar uma glace lisa. Pincele metade dela sobre o bolo e deixe escorrer.  Em seguida, repita a operação com o restante. Deixe secar e sirva em fatias.

Rendimento: 8 a 10 porções

Sugestão: a água de rosas pode ser substituída por água de flor de laranjeira ou essências.

Dica: a farinha de arroz (Harina de Arroz ou Rice Flour) e a água de rosas (Rose Water – Eau de Rose) são facilmente encontradas nos supermercados populares ou étnicos.

Related posts

Comentários

Send this to a friend