Bolo de omelete com legumes

bolo de omelete com legumes 88 300x225 Bolo de omelete com legumesEsse bolo de omelete provençal apareceu em um vídeo no facebook Омлетен кейк по провансалски. Бон Апети / Bon ApetiEle mostra o passo a passo da receita com imagens tão provocativas, que é de deixar qualquer um com água na boca.  Por ser em língua búlgara, não entendí a exata quantidade dos ingredientes. Mesmo assim não resisti. Compartilhei  e ainda  postei – vou tentar fazer – !!  Daí, muitos amigos curtiram, dizendo: “faça mesmo, Bia, e passe a receita para nós!” – Olha aí o compromisso!! Fui à procura da receita na sua forma escrita para tentar uma tradução e, NADA! Então a solução foi assistir ao vídeo algumas (muitas vezes), memorizar e, em seguida, passar cada detalhe para o papel, seguindo a minha intuição livremente sem receio de errar. Prometido e feito! Aqui ela está! Não se assuste com o tamanho, o segredo é ter um pouquinho de paciência. Ela é fácil e, com certeza, você também não resistirá.

 

Ingredientes:

Para os legumes:

3 a 4 colheres (sopa) de óleo (uso canola) ou azeite de oliva

1 cebola roxa média, picada

2 dentes de alho picados ou amassados

2 pimentões vermelhos grelhados (230 – 250 g), em conserva ou feito em casa, sem sementes e sem cascas, picados (veja a dica)

1 ½ zucchini ou abobrinha (250 – 270 g) cortadas em cubinhos

Sal e pimenta-do-reino moída

Para as omeletes:

12 ovos grandes

½ xícara (125 ml) de leite

Para o recheio:

160 – 180 g de queijo de cabra ou queijo feta, fresco, ou outro queijo de sabor forte (veja a sugestão)

½ xícara (125 ml) de creme de leite (usei light)

3 a 4 colheres (sopa) de sour cream (usei light)

2 a 3 colheres (sopa) de manjericão fresco picado

Sal e pimenta-do-reino

Folha frescas de manjericão para enfeitar

 

Modo de preparo

Para preparar e montar as omeletes, você irá precisar de 1 frigideira antiaderente e de 1 forma de bolo com fundo falso, ambas de 18 a 20 cm de diâmetro (veja a foto no final da receita).

Pimentões: Na frigideira, em fogo moderado, aqueça 1 colher (sopa) de óleo ou azeite e doure a cebola. Acrescente metade do alho e refogue ligeiramente. Junte o pimentão e cozinhe, mexendo sempre,  por 2 a 3 minutos. Tempere a gosto com sal e pimenta. Transfira para uma tigela grande e deixe de lado para esfriar.

Zucchini: Limpe a frigideira com papel-toalha e acrescente nela 1 colher (sopa) de óleo ou azeite. Deixe aquecer em fogo alto e frite os cubinhos de zucchini, mexendo sempre, por  5 a 7 minutos, ou até que estejam dourados e cozidos; acrescente o restante do alho e frite ligeiramente, mexendo sempre até dourar e liberar o aroma. Tempere a gosto com sal e pimenta moída. Transfira para uma outra tigela grande e deixe esfriar.

Creme de queijo: Enquanto isso, coloque o queijo em uma tigela média e amasse-o com um garfo até o que fique bem desmanchado. Acrescente o creme de leite e o sour cream e misture; junte o manjericão picado. Tempere a gosto com sal e pimenta. Reserve.

Omeletes: Na tigela com os pimentões, coloque 6 ovos, metade do leite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture com um fouet ou garfo grande, até os ovos se desmancharem e os ingredientes se incorporarem. Repita o mesmo processo, na outra tigela, com o zucchini. Deixe as duas tigelas ao lado do fogão.

Limpe novamente a frigideira e unte-a bem com óleo ou azeite. Leve ao fogo moderado e deixe aquecer. Com uma concha, coloque ⅓ de uma das misturas de omelete (pimentões ou zucchini), e faça movimentos circulares com a frigideira de modo que a massa cubra uniformemente todo o fundo; cozinhe até que a borda da massa levemente corada. Vire a omelete cuidadosamente com uma espátula grande e deixe cozinhar do outro lado; transfira para um prato e faça mais 2 omeletes com o restante da massa escolhida. Repita o processo com a massa da segunda tigela. Você deverá obter 3 omeletes de pimentões e 3 omeletes de zucchini.

Montagem: Coloque a forma de fundo falso em um prato de servir. Monte as omeletes na forma, intercalando-as com o creme de queijo, e alternando o sabor (comecei com uma omelete de pimentão e finalizei com uma de zucchini). Pressione levemente as omeletes, para que fiquem bem acomodadas na forma. Retire o aro da forma, enfeite o bolo com o ramo de manjericão e sirva.  Corte as fatias com uma faca grande com serras.

Rendimento: 6 porções

Sugestão: Use queijo macio e de sabor forte.  Não use cream cheese, ele irá deixar a mistura com consistência mole e ela escorrerá pelas beiradas do bolo.

Dica: Preaqueça o forno a 400°F (200°C). Com uma faca amolada corte os pimentões no sentido do comprimento. Descarte as astes e as sementes. Distribua-os em uma assadeira grande, com a parte do corte voltada para baixo. Leve ao forno até escurecerem e criar bolhas. Deixe amornar e retire a pele.

 

Sejam Bem Vindos ao Mundo Culinário

 

Sobre o autor

Related posts

Comentários

Send this to a friend