Brandade de Bacalhau

Brandade de bacalhau II 8 300x225 Brandade de BacalhauBrandade de bacalhau, ou brandade de Morue, é um purê feito com bacalhau aferventado e desfiado. Sua característa principal está na textura  fofa, macia, conseguida com a adicão de azeite de oliva e leite bem mornos, colocados gradativamente, quase gota a gota, ao mesmo tempo em que o bacalhau é amassado. Sirva morno sobre torradas ou pão fresco, ou frio com saladas de folhas ou legumes cozidos.

Ingredientes:

500 g de bacalhau

1 xícara (250 ml) de azeite de oliva de boa qualidade

2 dentes de alho bem amassados

¾ de xícara (175 ml ) de leite

Pimenta branca moída na hora a gosto

2 colheres (chá) de suco de limão (opcional)

Modo de preparo:

Em uma travessa média, de vidro ou cerâmica, coloque as postas de bacalhau e cubra-as com água. Cubra a vasilha com filme plástico e leve-a à geladeira por 36 horas, trocando a água várias vezes ao dia.

No dia do preparo, escorra e coloque o bacalhau em uma panela grande. Cubra-o com água e leve ao fogo moderado. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 a 18 minutos, até ficar macio. Retire a panela do fogo, tampe-a e deixe descansar por 10 minutos.   Escorra bem e, quando puder tocar, desfie o bacalhau, retirando a pele e as espinhas. Deixe-o de lado.                          

Em uma panela média ou caldeirão, preferencialmente de fundo grosso, aqueça, em fogo moderado, metade do azeite junto com o alho; adicione o bacalhau desfiado e, com um machucador manual ou colher de pau, amasse até desmanchar a carne completamente;   remova a panela do fogo e deixe de lado.

Em panelas pequenas, aqueça separadamente, sem deixar ferver, o restante do azeite e o leite. Deixe também de lado.

Leve a panela com o bacalhau novamente ao fogo moderado. Quando o bacalhau estiver quente, abaixe o fogo e vá adicionando alternadamente, quase gota a gota, o azeite e o leite mornos, batendo bem depois de cada adicão (com o batedor ou colher de pau). Após todo o azeite e o leite terem sido absorvidos, você deverá obter uma mistura leve e fofa. Tempere com a pimenta moída e, se necessário, acrescente sal. Retire do fogo e adicione o suco de limão caso esteja usando. Transfira para uma tigela e se desejar, decore com salsinha. Sirva morno ou frio.

Sugestão: Você poderá substituir o leite por creme de leite, ou fazer uma mistura dos dois juntos.

Dica: Na segunda etapa, o brandade deve ser preparado em fogo bem baixo, sem deixar cozinhar, recebendo apenas o calor do fogão, caso não consiga controlar o fogo no mais baixo possível, amasse o brandade, afastando de vez em quando, a panela do fogo. Por isso, é importante o uso de uma panela com fundo grosso.

 

http://www.omundoculinario.com

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend