Brisket ao Forno

Brisket ao Forno 300x215 Brisket ao FornoBrisket é o nome em inglês para a carne do peito de boi. Depois de cozida, ela é macia e suculenta e fica sempre melhor quando consumida um dia após o preparado.

Ingredientes: 6 a 8 porções

2 a 2,5 kg de carne de peito de boi, sem osso                  

3 a 4 colheres (sopa) de óleo

3 colheres (chá) de sal

1 colher (chá) de tomilho seco esmigalhado

½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora

4 cebolas médias (300 g) cortadas em fatias grossas                                     

6 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de massa de tomate

1 lata (411 g) de tomate picado

1 colher (chá) de páprica

1 amarrado de temperos feito com 4 ramos de salsinha e 1 folha de louro

1 ¼ de xícara de caldo de carne ou água

4 cenouras médias (300 g) cortadas em rodelas grossas

Modo de preparo:

Limpe todo excesso de gordura da carne, lave e enxugue e coloque em uma travessa. Deixe de lado. Em uma tigela pequena, coloque o sal, o tomilho e a pimenta; misture bem; esfregue essa mistura na carne toda. Deixe descansar em temperatura ambiente, em local fresco, por 30 a 40 minutos.

Em uma panela grossa e grande, sobre fogo moderado, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo. Acrescente a carne (deixando o lado da gordura em contato com a panela para derreter a gordura da carne) e frite por 6 minutos. Vire e frite por mais 6 minutos ou até dourar. Transfira a carne para um prato e deixe de lado. Reduza o fogo; acrescente o restante do óleo, junte a cebola e refogue por 4 a 6 minutos até começar a dourar, mexendo de vez em quando. Acrescente o alho e frite até dourar ligeiramente. Junte a massa de tomate, o tomate picado e a páprica. Misture raspando o fundo da panela com uma colher de pau para soltar o sabor da carne. Aumente o fogo; deixe ferver por 2 minutos. Retorne  com a carne para a panela e acrescente metade do caldo de carne. Tampe e deixe cozinhar por 20 minutos.

Enquanto isso, preaqueça o forno em temperatura baixa (325°F / 160°C).  Regue a carne com o restante do caldo e acrescente o amarrado de temperos. Prove o tempero, se necessário, retempere com sal e pimenta. Tampe bem a panela, leve ao centro do forno e  cozinhe por 3 horas ou até a carne ficar macia, banhando de vez em quando com o molho. Adicione a cenoura 30 minutos antes do final do cozimento. Retire do forno e deixe descansar alguns minutos.

Sirva inteira ou em fatias acompanhada do molho.

Sugestão: retire a carne do forno deixe esfriar completamente; leve à geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, retire da  geladeira e deixe em temperatura ambiente por 1 hora.  Leve ao forno preaquecido a 325°F (160°C) por 30 minutos ou até ficar bem quente.

Dica: nos supermercados americanos o brisket já vem com o corte baixo (flat-cut), próprio para o preparo deste prato. O pedaço pode variar entre 2,25 a 2,7 kg. Caso não tenha uma panela que possa ir ao forno, transfira a carne pré-cozida para um refratário fundo e grande, tampe bem com 2 a 3 pedaços de papel alumínio grosso e, depois, leve ao forno.

Related posts

Comentários

Send this to a friend