Carpaccio de beterraba

Carpaccio de beterraba 1024x683 Carpaccio de beterrabaPreparei esse carpaccio com beterraba assada. Ele combina perfeitamente com presunto, salsichas grelhadas ou algo assim. Como variação, você pode usar diferentes tipos de beterrabas. Para regar, escolhi um vinagrete feito com cítricos. Muito bom!

Ingredientes

Carpaccio (salada)

3 beterrabas médias com cascas, limpas

3 a 4 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal a gosto

Folhas verdes variadas

Pimenta-do-reino moída a gosto

Vinagrete

1 chalota ou cebola roxa pequena, picadinha

¼ de xícara de vinagre de champanhe ou vinagre de vinho branco

2 colheres (chá) de mel

3 colheres (sopa) de suco de limão

3 colheres (sopa) de suco de laranja

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

¾ de xícara de azeite de oliva

Modo de Preparo

Carpaccio (salada): Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Em um refratário ou assadeira média, misture as beterrabas, o azeite e o sal. Cubra com papel alumínio e leve para assar por 45 minutos ou até ficarem macias. Faça o teste espetando com um garfo. Retire do forno e remova o papel. Deixe as beterrabas esfriarem por 10 minutos ou até poder tocá-las. Descasque-as com cuidado, puxando a pele com uma faca de ponta fina; elimine as raízes e as pontas. Corte cada beterraba em fatias finas e deixe-as esfriarem completamente. Enquanto isso, você prepara o vinagrete.

Vinagrete: Em uma tigela média, junte a cebola, o vinagre, o mel, os sucos de limão e laranja, o sal, a pimenta e, com um fouet ou garfo, bata até obter uma mistura homogênea. Despeje o azeite devagar, sempre batendo até formar um vinagrete levemente grosso. Prove o tempero e reserve.

Montagem: Distribua as fatias de beterraba, em uma saladeira rasa ou em pratos individuais. No centro, disponha as folhas verdes e por cima, polvilhe com a pimenta-do-reino, preferencialmente moída na hora. Coloque o vinagrete em uma molheira e sirva à parte.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: Para manter o sabor acentuado da beterraba, prepare o carpaccio (salada) e sirva logo, sem refrigeração. Caso decida preparar com antecedência, guarde as beterrabas descascadas em vasilha bem tampada, na geladeira, por até 24 horas. Momentos antes de preparar a receita, traga-as à temperatura ambiente. O vinagrete pode ser preparado com até cinco dias de antecedência e guardado na geladeira.

Dica: O carpaccio de beterraba pode ser servido com folhas verdes, nozes caramelizadas, queijos com sabores fortes tipo parmesão, gorgonzola, feta, etc. Eles dão sabor e enfeitam, mas devem ser acrescentados somente na hora de servir.

 

Sejam Bem Vindos ao Mundo Culinário

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend