Compota de pimentões

compota de pimentoes 19 300x225 Compota de pimentõesPrepare essa compota e use-a como antepasto sobre torradas, pães frescos, acompanhamentos de queijos, recheios de pães, e tudo mais que agrade ao seu paladar. Ela é fácil, rápida e pode ser conservada bem tampada, na geladeira, por até três meses.

Ingredientes                                       

4 pimentões vermelhos (550 g) limpos

⅔ de xícara (150 ml) de vinagre de maçã

½ xícara (125 g) de açúcar  (uso orgânico)

2 colheres (sopa) de mel

1 colher (chá) de casca ralada de limão

1 colher (sopa) de suco de limão

3 cm  de gengibre cortado em tirinhas

1 colher (chá) de pimenta seca (usei fios de pimenta chili seca)

1 xícara de água quente

 

Modo de preparo

Apare as pontas dos pimentões (descarte o talo e reserve a base para outro uso) e corte-os em tiras longas, com  não menos de 0,5 cm de espessura. Deixa-as de lado.

Em uma panela média, coloque o açúcar, o vinagre, a casca e o suco de limão, o gengibre, a  pimenta e misture. Leve ao fogo moderado e deixe ferver até o açúcar se dissolver. Cuidadosamente, adicione a água e deixe ferver por 10 minutos ou até a calda engrossar ligeiramente. Junte o pimentão cortado e misture delicadamente até que as tiras fiquem bem envolvidas na calda. Deixe ferver rapidamente. Abaixe o fogo e cozinhe por 12 a 15 minutos, até as tiras ficarem macias, porém crocantes. Não deixe que cozinhem demais, lembrando que, ao ser removido do fogo, o pimentão continuará cozinhando enquanto a calda ainda estiver quente. Retire do fogo, tampe a panela e deixe repousar por 8 a 10 horas, virando as tiras 2 a 3 vezes na calda para que fiquem bem umedecidas. Transfira para uma compoteira e sirva em temperatura ambiente ou gelada.

Rendimento: 2 ½ xícaras

Sugestão: Experimente essa compota sobre queijo brie aquecido e também nas tábuas de frios. Use as tiras, escorridas, sobre bruschettas frescas ou torradas com queijo cremoso, queijo ricota ou cottage, filé de anchovas, presunto, alcaparras, pistache, ervas frescas e secas.

Dica: A compota pode ser guardada em vidros esterelizados e bem fechados, na geladeira, por até 90 diasO uso da pimenta é preferencial. Eu gosto desta compota com um leve sabor  apimentado.  Para prepará-la, usei fios de pimenta chili desidratada, que pode ser substituída por pimenta calabresa ou outra pimenta seca.

 

 

Sejam Bem Vindos ao Mundo Culinário

Related posts

Comentários

Send this to a friend