Focaccia com cebolas e azeitonas

bia 300x192 Focaccia com cebolas e azeitonasFocaccia é um dos tesouros da culinária italiana; é saborosa e muito fácil de fazer.

Ingredientes:

3 ¼ xícaras (450 g) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento seco granulado para pão (instantâneo)

1 colher (chá) de sal

8 colheres (sopa) de azeite

1 xícara (250 ml) de água morna (110°F / 43°C)

1 cebola roxa média, cortada em fatias bem finas

1 xícara de azeitonas cortadas

1 colher (sopa) de ervas frescas picadas ou 1 colher (chá) de ervas secas (alecrim, orégano)

Sal e pimenta moída

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento e o sal. Junte 4 colheres (sopa) de azeite de oliva e misture mais um pouco. Gradualmente acrescente a água morna e vá misturando até toda a farinha ter sido absorvida e formar uma massa. Você poderá não precisar de toda a água ou talvez precisará de um pouquinho mais. Transfira para uma superfície polvilhada com farinha de trigo, e, com as mãos fechadas, trabalhe a massa até ficar macia e elástica. Não trabalhe mais que 5 a 6 minutos. Forme uma bola.

Limpe a tigela, unte levemente com 1 colher (sopa) de azeite e role a massa sobre o óleo para evitar que resseque. Cubra a tigela com um plástico ou pano grosso e deixe crescer por  2 horas ou até dobrar de volume.

Em uma frigideira pequena, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite e frite a cebola por 3 minutos. Acrescente as azeitonas e as ervas. Tempere a gosto com sal e pimenta. Cozinhe por 2 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Abaixe a massa, fazendo um furo com a ponta do dedo e transfira-a para uma superfície enfarinhada. Amasse rapidamente, 2 ou 3 vezes, cubra e deixe descansar por 5 minutos.

Divida a massa em duas partes. Coloque cada parte em uma assadeira redonda ou retangular média, untada com óleo; achate e estique com as mãos, dando o formato até ficar com uma altura não mais que 2 cm. Com as pontas dos dedos faça  pequenos buracos na superfície e coloque a mistura de cebolas com azeitonas. Cubra e deixe crescer por 1 hora.

Preaqueça o forno a 375°F/190°C. Asse a focaccia por 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de desenformar.

Rendimento 10 a 12 porções

Sugestão: em um  recipiente de vidro, coloque o azeite e junte 4 dentes de alho picados, tampe a vasilha e deixe em infusão num local fresco, durante toda a noite. Dia sequinte prepare a focaccia.

Dica: preaqueça o forno 15 minutos antes de levar a focaccia para assar.

Enrolada em filme plático, guardada em  temperatura ambiente a focaccia conserva fresquinha por dois dias. Também pode ser conservada na geladeira por cinco dias e  congelada por até 2 meses. Algumas horas antes de servir, retire da geladeira ou congelador e deixe voltar a temperatura ambiente.

Related posts

Comentários

Send this to a friend