Massa fusilli integral com caponata de berinjela

massa fusilli com caponata de berinjela 29 300x225 Massa fusilli integral com caponata de berinjelaPrepare a caponata de berinjela com bastante antecedência, quando você estiver pronto para comer, tudo o que tem que fazer é cozinhar a massa.

Ingredientes

Para a berinjela                                                 

1 xícara (250 ml) de caldo de legumes ou frango

½ xícara (125 ml) de vinagre de maçã ou vinagre de vinho branco

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

1 ramo de orégano fresco

450 a 500 g de berinjela com casca, cortada em fatias finas

Para a caponata

⅓ de xícara (75 ml) de azeite de oliva de boa qualidade

1 cebola grande (190 g) cortada em fatias finas

½ pimentão vermelho e ½ pimentão amarelo cortados em fatias finas

3 dentes grandes de alho bem picado

12 a 15 azeitonas pretas cortadas em fatias

15 a 20 amêndoas sem pele, levemente tostadas, e picadas grosseiramente

2 colheres (sopa) de orégano fresco picado

2 colheres (sopa) de salsinha picada

1 pitada de pimenta vermelha em flocos (calabresa) ou pimenta em pó (caiena)

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

400 g de massa longa, tipo fusilli (uso integral)

Queijo parmesão ralado grosso ou em lascas (opcional

Orégano ou salsinha para decorar

 

Modo de Preparo

Berinjela: em uma panela grande, coloque o caldo e os vinagres. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 1 a 2 minutos; junte o orégano e ferva por mais 1 minuto. Remova a panela do fogo, junte a berinjela cortada e misture-a delicadamente até ficar envolvida com o líquido; deixe repousar por 10 a 12 minutos. Com uma escumadeira, retire a berinjela do líquido e coloque-a em uma peneira ou escorredor e deixe drenar bem.

Caponata: forre uma travessa com papel toalha e deixe de lado. Em uma frigideira grande, antiaderente, aqueça 2 colheres (sopa) do azeite em fogo moderado. Frite metade da berinjela por 5 a 7 minutos, mexendo frequentemente. Retire do fogo e coloque-a sobre o papel toalha. Repita o processo com o restante da berinjela.

Na mesma frigideira, sobre fogo moderado, aqueça 2 colheres (sopa) do azeite e junte a cebola e o pimentão; refogue por 5 minutos ou até ficarem macios. Junte o alho e cozinhe por 1 minuto. Acrescente a berinjela frita e misture delicadamente. Retire do fogo, adicione a azeitona, a amêndoa, o orégano, a salsinha e a pimenta vermelha. Tempere a gosto com o sal e a pimenta-do-reino; regue com o restante do azeite. Tampe a panela e deixe a caponata repousar por 2 a 6 horas, em temperatura ambiente, para os sabores se juntarem.

Massa: em um caldeirão grande com bastante água fervente, temperada com sal, cozinhe a massa até ficar al dente. Enquanto a massa cozinha, aqueça a caponata em fogo moderado, sem deixar que ferva. Prove o tempero e, se necessário, retempere com sal e pimenta.

Escorra a massa e misture-a à caponata na frigideira. Polvilhe com o queijo, caso esteja usando, e sirva logo ainda quente, decorada com orégano e salsinha picada.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: O orégano fresco dá um sabor especial a caponata, mas você poderá substituí-lo por orégano seco ou manjericão.  A massa fusilli (parafuso) pode ser substituída por massa espaguete.

Dica: Prove este prato também como salada. Para isso, cozinhe uma massa curta curta do tipo gravatinha (farfalle) ou penne e, depois de fria, misture-a à caponata.  Deixe na  geladeira por 2 horas no mínimo, antes de servir.

 

Sejam Bem Vindos ao Mundo Culinário

Related posts

Comentários

Send this to a friend