Massa Fusilli, Zucchini, Hortelã e Prosciutto

massa fusilli com zucchini e hortela 1 300x200 Massa Fusilli, Zucchini, Hortelã e ProsciuttoO zucchini e hortelã são adocicados e suaves. A combinação entre os dois é perfeita. O prosciutto dá contraste no sabor e na textura do prato. O tipo da massa curta é preferencial.

Ingredientes

4 zucchini médios

1 colher (sopa) de azeite de oliva

2 dentes grandes de alho cortados em fatias finas

2 colheres (sopa) de folhas de hortelã, picadas

Sal e pimenta-do-reino moída

½ xícara (125 ml) de creme de leite

60 g de prosciutto cortado em pedaços pequenos

400 g de massa curta tipo Fusilli

100 g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Lave o zucchini e apare as pontas. Corte cada um ao meio no sentido do comprimento. Disponha as metades com lado cortado virado para baixo e corte em fatias de 1 cm.

Em uma frigideira grande e funda, aqueça o azeite em fogo moderado. Acrescente o alho e refogue ligeiramente. Junte o zucchini e deixe cozinhar por 15 minutos ou até começar a grudar no fundo da panela. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente o hortelã, o creme de leite e por último o prosciutto.

Em uma caldeirão grande com bastante água fervente temperada com sal, cozinhe a massa até ficar al dente. Escorra, mas reserve ½ xícara da água do cozimento.

Junte a massa escorrida ao molho na frigideira, misture bem e acrescente aos poucos a água reservada até o molho atingir a consistência desejada. Cozinhe, em fogo alto, por 2 a 3 minutos. Depois, acrescente o queijo parmesão e misture novamente. Prove o tempero, se necessário, acrescente mais sal. Sirva com pimenta preta, preferivelmente moída na hora.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: O Prosciutto e o queijo parmesão já tem sal, portanto a quantidade de sal nesta receita fica a critério e gosto de cada um.  A massa Fusilli (parafuso) pode ser substituida por Penne ou Espiral (Cavatappi).

Dica: Prosciutto é um tipo de presunto que geralmente vem finamente fatiado e servido cru,  mas também pode ser rapidamente cozido. O prosciutto de Parma na região de Emilia-Romagna, Italia, é reconhecido como o melhor.

 

http://www.omundoculinario.com

 

 

 

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend