Pão com queijo, cebola e azeitona

bia 300x200 Pão com queijo, cebola e azeitonaEste delicioso pão grego é uma das maravilhas do livro “O Mundo Culinário de Bia Flores”. É temperado com mostarda, ervas frescas e secas. Perfeito para acompanhar vinhos, sopas e saladas. Para acentuar o sabor prepare-o com  antecedência.

Ingredientes:

1 colher (chá) de fermento seco para pão

1 colher (chá) de açúcar

1 ¼ de xícara (300 ml) de água morna

2 colheres (sopa) de óleo de milho ou girassol

1 xícara (120 g) de cebola roxa, picada

4 xícaras (560 g) de farinha de trigo

1 ½ colher (chá) de sal

1 colher (chá) de mostarda em pó

2 colheres (chá) de alecrim ou tomilho fresco picado

1 colher (chá) ervas secas de sua preferência

¾ de xícara de queijo parmesão ralado

15 a 20 azeitonas pretas, picadas grosseiramente

Modo de Preparo:

Em um copo uma tigela média, coloque o fermento, o açúcar, a água morna e misture. Cubra e deixe fermentar por 7 a 10 minutos.

Em uma frigideira média, aqueça o óleo sobre fogo moderado. Junte as cebolas e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por 3 a 5 minutos. Retire do fogo e deixe de lado.

Em uma tigela grande, coloque a farinha, o sal, a mostarda, as ervas frecas e secas e ½ xícara do queijo ralado (reserve o restante para ser usado depois), as azeitonas e a cebola cozida; faça uma depressão no centro. Acrescente a água fermentada e misture, no início com um garfo e depois com as mãos, até os ingredientes ficarem bem incorporados. Transfira para uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Trabalhe a massa por 5 minutos ou até ficar macia e soltar das maõs. Limpe a tigela grande, unte com óleo e coloque a massa trabalhada. Cubra com um pano e deixe descansar em lugar abafado por 2 horas ou até dobrar de volume.

Abaixe a massa e retorne com ela para a superfície enfarinhada. Amasse rapidamente e divida em duas partes; modele cada parte formando um pão de 30 cm de comprimento. Coloque numa assadeira grande levemente untada com óleo, deixando uma distância de 8 a 10 cm entre eles. Faça 3 a 4 cortes diagonais na surperfície e polvilhe com o restante do queijo ralado. Cubra e deixe crescer por 45 minutos a 1 hora.

Quinze minutos antes de assar, coloque a grade na parte do meio do forno e preaqueça a 400° F (200°C). Asse os pães por 35 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe descansar na assadeira por 20 minutos antes de removê-los.

Rendimento: 2 pães

Sugestão: Prepare os pães com 1 dia de antecedência e, depois de completamente frios, embrulhe em filme plástico e deixe em lugar fresco até o momento de usar.

Dica: A temperatura da água morna deve ser entre 105°-115°F/40°- 45°C ). Para estar segura use um termômetro próprio para culinária. Eles são baratos e muito úteis.

Escolha azeitonas pretas de boa qualidade, curadas em salmoura.

http://www.omundoculinario.com

 

 

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend