Pão Flor

56 300x192 Pão FlorMinha versão para este pão é uma mistura de dois clássicos: Rosca de limão e Dinamarquêsa. Não vacile em prepará-lo, é muito fácil! Agrada crianças e adultos!

Ingredientes

3 ⅓  xícaras (470 g) de farinha de trigo

4 colheres (sopa) de açúcar granulado

2 ¼ colher de chá (1 envelope) de fermento seco instantâneo para pão

½ xícara (125 ml) de leite

4 colheres (sopa) de manteiga

½ xícara (125 ml) de água

2 ovos grandes em temperatura ambiente, levemente batidos

½ colher (chá) de sal

Recheio

4 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro

4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

2 colheres (chá) de canela em pó (ou a gosto)

1 colher (chá) de casca de limão ralada fina

1 colher (chá) de suco de limão

1 pitada de sal

⅓  de xícara de uva passa branca ou preta (opcional)

Glace 

½ xícara (65 g) de açúcar de confeiteiro

2 a 3 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo

Em uma panela pequena, junte o leite com a manteiga e leve ao fogo baixo até aquecer e a manteiga derreter. Retire do fogo, acrescente a água e deixe de lado por cerca de 2 minutos, até amornar e atingir a uma temperatura que você possa suportar ao tocar com o dedo (105°-110°F/41°-46°C – caso tenha termômetro).

Enquanto isso, em uma tigela grande, junte 2 xícaras de farinha, o açúcar e o fermento. Faça uma depressão no centro e adicione o leite morno. Misture com uma colher de pau ou espátula, até a farinha ficar bem umedecida. Adicione os ovos batidos, o sal e, aos poucos, o restante da farinha de trigo (você poderá não precisar usar toda a farinha ou, ao contrário, poderá precisar usar mais um pouquinho), misturando no início com a colher e depois com as mãos até obter uma massa homogênea e que não grude nas mãos. Transfira para uma superfície  levemente polvilhada com farinha e trabalhe a massa até ficar macia e elástica. Não trabalhe mais que 4 a 5 minutos. Forme uma bola com a massa. Cubra e deixe descansar por 10 minutos.

Paralelamente em uma tigela pequena, coloque todos os ingredientes do recheio com exceção das passas. Misture bem e deixe de lado. Unte e polvilhe uma assadeira retangular ou redonda (usei uma assadeira de 43 x 31 cm), ou forre-a com papel impermeável. Também deixe de lado.

Abra a massa em um retângulo de 40 x 35cm. Espalhe sobre a superfície a mistura de açúcar mascavo e manteiga, deixando 1,5 cm livre nas bordas. Por cima, distribua  as passas. Enrole como um rocambole (feche bem as beiradas, beliscando a massa com a ponta dos dedos). Corte em 14 ou 16 fatias iguais. Distribua uma ao lado da outra na assadeira preparada com a parte do corte voltado para cima. Cubra e deixe crescer em local abafado até dobrar de volume, cerca de 1½ a 2 horas.

Preaqueça o forno a 375°F /190°C. Leve para assar por 20 a 25 minutos até o pão dourar levemente. Enquanto isso, coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigela pequena. Junte, aos poucos, o suco de limão misturando até formar uma glace cremosa. Deixe de lado.

Retire o pão do forno, pincele a superfície com a glace e deixe descansar um pouco. Sirva ainda morno ou em temperatura ambiente.

Rendimento 14 a 16 pedaços

Sugestão: a quantidade e o tamanho das fatias podem variar de acordo ao tamanho da assadeira. Não corte fatias com menos de 2,5 cm. Elas também podem ser assadas em assadeira redonda grande ou em forma com furo no meio. 

Dica: preaqueça o forno 15 minutos antes de levar o pão para assar.

Related posts

Comentários

Send this to a friend