Rum Balls – Balas de Rum com Chocolate

rum balls balas de rum com chocolate 3 300x200 Rum Balls   Balas de Rum com ChocolateEstas balas de rum parecem brigadeiros, têm textura de trufas e são chamadas de Rum Balls (bolas de rum). A receita é um presente que ganhei de uma simpática amiga canadense, Cathy Lebioda, que, ao me presentear carinhosamente, fez a seguinte advertência: “Bia, tenho o costume de preparar os Rum Balls para amigos especias. Esta receita rende bastante, se você deseja prepará-la para poucos convidados, não se preocupe, depois de enroladas as bolas podem ser congeladas por 6 a 8 meses..isto é..se ficarem longe de suas vistas!”Well, confesso aqui que as minhas bolinhas não sobraram nem para brincar de esconde-esconde, mas posso afirmar que foram irresistíveis aos olhos do meus amigos especiais!

Ingredientes

1 pacote (12 oz – 340 g) de gotas de chocolate meio amargo (semi-sweet chocolate chips)

3 tabletes (113 g cada) de manteiga

½ xícara (130 g) de pasta de amêndoas (almond paste)

1 xícara (220 g) de sour cream (veja a dica)

1 pitada de sal

8 xícaras (3 pacotes) de biscoitos de baunilha (vanilla wafers) triturados (veja a dica)

3 xícaras (375 g) de açúcar de confeiteiro (powdered sugar)

¾ de xícara (90 g) de chocolate em pó

2 xícaras de nozes pecans (usei um pacote de 226 g) trituradas ou picadas grosseiramente

1 ½ xícara (375 ml) de rum branco

4 xícaras de chocolate granulado (chocolate sprinkles)

 

Modo de Preparo

Coloque as gotas de chocolate em uma tigela e leve ao fogo, em banho-maria, mexendo sempre, até derreter. Reserve. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo e junte ao chocolate derretido, misturando delicadamente. Adicione a pasta de amêndoa, o sour cream e o sal. Misture e reserve também.

Em uma tigela grande, coloque 6 xícaras de biscoitos triturados, o açúcar, o chocolate em pó, as nozes trituradas e misture bem. Adicione o rum, misturando delicadamente; junte a mistura de chocolate e manteiga reservada. Misture até os ingredientes se incorporarem. Acrescente, aos poucos, o restante dos biscoitos triturados, misturando sempre com uma espátula até obter uma massa grossa e macia (depois de gelada a massa tomará uma consistência mais firme, e você poderá não precisar usar todo o biscoito triturado ou, ao contrário, poderá precisar usar mais um pouquinho). Para esse ponto, use o seu próprio julgamento. Cubra a tigela e leve à geladeira por 1 hora ou até a massa ficar firme e em ponto de enrolar.

Enquanto isso, reserve 3 a 4 assadeiras médias. Coloque o chocolate granulado em uma tigela e deixe de lado.

Com a massa, modele bolinhas de 1,5 cm aproximadamente; passe-as no chocolate granulado e arume-as em uma assadeira, em uma camada só; leve a assadeira à geladeira. Repita o processo até a massa acabar. Depois de geladas e firmes, guarde os rum balls em uma vasilha com tampa e leve-as ao congelador até o momento de servir.

Rendimento: 12 dúzias

Sugestão: Deixe para retirar os rum balls do congelador quase no momento de servi-las. Elas não devem ficar muito tempo em temperatura ambiente pois amolecem rápido. Sirva-as em pequenas porções.

Dica: Inicialmente, triture apenas 2 ½ pacotes dos biscoitos. Caso precise de mais biscoito triturado, faça essa operação em pequenas porções, até atingir a quantidade necessária. A pasta de amêndoa você encontra facilmente nos supermercados, na mesma sessão do chocolate granulado. O sour cream é encontrado na sessão de latícinios gelados. Ele pode ser substituído por creme de leite light. Os rum balls também podem ser cobertos com nozes trituradas ou chocolate em pó.

 

Sejam Bem Vindos ao Mundo Culinário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend