Salada de orzo com radicchio e tomates secos

orzo com radicchio e tomate seco 300x200 Salada de orzo com radicchio e tomates secosEncontrei essa receita de salada de orzo quando estava envolvida em uma pesquisa sobre os benefícios do radicchio e, ao vê-lo aqui nessa salada, pensei: por que não experimentar se já gosto muito da combinação do orzo com tomates? Pensado e feito – o sabor levemente amargo e a textura crespa do radicchio fazem contraste e harmonizam adoravelmente com o restante dos ingredientes!

 

Ingredientes

1 ½ xícara de orzo (250 g) cru

2 ½ colher (chá) de sal

⅓ de xícara (60 g) de tomates secos picados

1 ¼ xícara (60 g) de azeitonas pretas picadas (uso kalamata)

2 dentes de alho amassados

¼ de xícara (60 ml) de vinagre balsâmico

⅓ de xícara (70 ml) de azeite de oliva

½ xícara (60 g) de pinoli tostado

2 colheres (sopa) de orégano seco

2 a 3 colheres (sopa) de salsinha picada

½ xícara de queijo parmesão ralado fino

1 radicchio pequeno (150 g) cortado em fatias finas

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Modo de preparo

Leve ao fogo alto um caldeirão com bastante água e deixe ferver; adicione o sal. Quando a água voltar a ferver, reduza o fogo e cozinhe o orzo por 9 minutos, até ficar al dente, ou de acordo às instruções da embalagem. Mexa de vez em quando para evitar que grude. Escorra o orzo, passe-o em água fria e escorra novamente. Transfira para uma tigela grande; adicione 2 a 3 colheres (sopa) do azeite; misture e deixe de lado.

Em uma tigela média, coloque o tomate seco, a azeitona, o alho, o vinagre, o restante do azeite e misture bem; junte ao orzo; misture e deixe de lado até o orzo esfriar (até esse ponto, você pode preparar o orzo e guardá-lo na geladeira por 6 a 8 horas antes de ser servido). O sabor se acentua ao esfriar.

Quando o orzo estiver frio, adicione o pinoli, o orégano, a salsinha, o queijo e o radicchio. Misture suavemente com duas colheres grandes. Tempere com o sal e a pimenta.

Decore com salsinha e sirva em temperatura ambiente ou gelada como entrada, prato principal ou acompanhamento.

Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: Destaque as folhas do radicchio, lave sob água corrente e deixe-as escorrerem bem antes de cortá-las.

Dica: O radicchio é uma das variedades da folha de chicória usada em saladas. Suas folhas avermelhadas são suculentas e têm sabor levemente amargo. Ele é composto de vitamina K e várias outras vitaminas, minerais e abundantes antioxidantes que protegem o coração e a memória.

 

Sejam Bem Vindos ao Mundo Culinário

Related posts

Comentários

Send this to a friend