Salada de Verão

salada de verao folhas com bolinhas de melao e molho de mel com alho e azeite 15 300x200 Salada de VerãoUma refrescante salada com pepino, bolinhas de melão e um molho doce, levemente picante. Ela é perfeita como entrada ou acompanhamento de carnes frias. Sugiro que a sirva de forma fina e delicada. Arrume-a em pratos individuais, em pequenas porções, coloque à mesa, no lugar de cada convidado e depois os avise que o jantar está servido. Sucesso total!

Ingredientes

Molho

⅔ de xícara (150 ml) de azeite de oliva

⅓ de xícara (75 ml) de vinagre de maçã

4 a 5 colheres (sopa) de mel

2 colheres (chá) de molho de pimenta (uso tabasco)

Sal a gosto

Salada

4 a 5 xícaras de folhas variadas (alface americana, alface roxa, rúcula, espinafre)

1 pepino pequeno

6 a 8 morangos

6 a 8 tomates cereja

1 melão (uso cantaloupe) pequeno

60 g de queijo feta ou gorgonzola cortado em padacinhos

Grãos de pimenta, moídos na hora (uso pimenta rosa)

2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de Preparo

Molho: no liquidificador, coloque todos os ingredientes do molho e bata até engrossar ligeiramente. Transfira para uma vasilha de vidro, tampe e guarde em temperatura ambiente por 4 a 5 horas.

Salada: lave as folhas e seque-as bem em um pano de prato ou na secadora de saladas. Rasgue as folhas maiores em pedaços. Coloque em uma tigela grande e deixe de lado. Lave o pepino, seque e descarte as pontas. Corte-o ao meio no sentido do comprimento e depois em fatias finas formando meia lua, ou em cubinhos. Coloque em uma vasilha e deixe de lado.

Lave os morangos, seque cuidadosamente com um pano de prato ou papel toalha. Retire as astes e corte-os ao meio no sentido do comprimento ou, em quatro pedaços. Coloque em uma vasilha e deixe de lado. Repita o mesmo processo, com os tomates (se quiser, tire as sementes). Coloque-os em vasilha separada. Lave o melão, seque e corte-o ao meio. Retire as sementes com uma colher e descarte-as. Usando um boleador, escave bolinhas da polpa do melão e coloque em um prato. Também deixe de lado.

Arrumação: na hora de servir, divida as folhas entre seis a oito pratos e, sobre cada um, distribua, o pepino, as frutas cortadas e os pedacinhos de queijo.

Agite o molho para misturá-lo bem e, com uma colher (sopa), regue uma pequena porção (uma ou duas colheres) sobre cada salada e, por último, salpique a pimenta moída e a salsinha picada. Transfira o restante do molho para uma molheira e leve à mesa junto com a salada.

Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: Prepare os ingredientes com até 8 horas de antecedência e guarde cobertos, na geladeira. Um pouco antes de servir monte a salada.

Dica: O molho pode ser preparado e guardado na geladeira por até uma semana. No dia de usar, tire da geladeira e deixe voltar a temperatura ambiente.

http://www.omundoculinario.com

Related posts

Comentários

Send this to a friend