Salmão com uvas e vinho

salmão com uvas e vinho 1 300x200 Salmão com uvas e vinhoCombinação mais que perfeita!!!

Ingredientes

1 colher (chá) de sal marinho

1 colher chá) de semente de mostarda moída

1 colher (chá) de tomilho (thyme) seco

½ colher (chá) de pimenta preta moída

4 filés de salmão (de 180 a 200 g cada)

2 colheres (chá) de mel

3 colheres (sopa) de azeite

6 xícaras de folhas frescas de espinafre bem apertadas na xícara

1 cebola média, picada ou cortada em fatias finas

1 dente de alho amassado

Sal e pimenta moída a gosto

200 g de uvas vermelhas, sem sementes, cortadas ao meio

¾ de xícara de vinho tinto

Modo de Preparo

Em uma tigela pequena, coloque o sal, a mostarda, o tomilho e a pimenta; misture bem e reserve.

Esfregue o mel nos filés de salmão e depois tempere com 2 colheres (chá) da mistura  reservada. Coloque-os numa travessa e deixe repousar por 20 a 25 minutos.

Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Em uma frigideira grande antiaderente, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, sobre fogo moderado. Coloque o salmão e frite por 2 minutos Vire e frite por mais 2 minutos ou até que fique dourado. Cuidadosamente, com uma espátula, transfira-o para um prato. Deixe de lado.

Na mesma frigideira, aqueça o restante do azeite. Junte a cebola, o alho e refogue por 2 a 3 minutos. Adicione o espinafre e refogue rapidamente. Tempere com sal e pimenta. Transfira para um refratário grande, espalhe, e disponha por cima os filés de salmão. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno por 10 a 12 minutos.

Enquanto isso, limpe a frigideira com papel toalha e leve-a ao fogo moderado. Coloque as uvas e refogue por 3 a 5 minutos. Junte o vinho e o restante da mistura de sal com mostarda. Mexa e deixe ferver até o líquido reduzir à metade de sua porção original.

Coloque o molho sobre o salmão e espinafre já assados e sirva quente ou morno, no próprio refratário ou em pratos individuais.

Sugestão: o espinafre fresco pode ser substituído por espinafre congelado, siga as instruções da embalagem para fazer o descongelamento. A quantidade fica a critério de cada um.

Dica: a mistura de sal, mostarda, tomilho e pimenta pode ser preparada com antecedência e guardada em vidros bem fechados. O salmão pode ser temperado e guardado coberto na geladeira por até 24 horas. Retire-o da geladeira e deixe voltar à temperatura ambiente, antes do preparo.

 

http://www.omundoculinario.com

Related posts

Comentários

Send this to a friend