Sequilho de leite condensado  e maisena

sequilho de leite condensado e maisena 2 300x182  Sequilho de leite condensado  e maisenaPequeno tesouro da culinária brasileira que derrete na boca!

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 ovo

2 gemas (reserve as claras para outro uso)

⅓ de xícara (75 g) de manteiga em temperatura ambiente

½ colher (chá) de casca de limão ralada fina ou gengibre fresco ralado

½ colher (chá) de sal

500 g de maisena

1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, coloque o leite condensado, o ovo, as gemas, a manteiga, a casca ralada de limão, caso esteja usando, e o sal. Misture bem com um batedor de mão. Junte metade da maisena e o fermento em pó; misture até incorporar bem os ingredientes. Aos poucos, adicione o restante da maisena, misturando no início com o batedor e depois com as mãos, somente até formar uma massa uniforme. Essa é uma massa delicada, não deve ser muito sovada ou amassada (você poderá não precisar usar toda a maisena ou, ao contrário, poderá usar mais um pouquinho). Deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos (ou na geladeira por até 3 dias).

Preaqueça o forno a 325°F (160°C). Forre com papel impermeável duas a três assadeiras grandes ou polvilhe-as levemente com farinha de trigo (não untar).

Em uma surperfície levemente enfarinhada, enrole porções da massa em cordões da espessura equivalente a um dedo. Corte os cordões em pedaços de 2 cm aproximadamente. Distribua nas assadeiras preparadas (deixe um espaço de 1 cm entre eles). Leve para assar por 10 – 12 minutos ou até as bordas ficarem levemente douradas. Retire do forno e deixe-os na assadeira por 5 minutos. Eles  saem do forno ainda moles; ao esfriar, ficam crocantes.

Transfira os sequilhos para uma vasilha aberta e deixe-os esfriar completamente. Sirva ou guarde-os em vasilhas hermeticamente fechadas por até 3 semanas.

Rendimento: 10 – 15 dúzias

Sugestão: Eu gosto de dar sabor aos sequilhos, e o uso da casca de limão ou gengibre é preferencial. Licor de aniz ou licor de laranja também dão sabor especial aos biscoitos.

Dica: Deixe para consumí-los 24 horas depois de prontos para que se desenvolva o sabor.

 

Sejam Bem Vindos ao Mundo Culinário

Related posts

Comentários

Send this to a friend