Sopa de cebola com vinho branco

sopa de cebola com vinho branco 2 300x199 Sopa de cebola com vinho branco“Bela Sopa! Quem liga para peixe, caça, ou qualquer outro prato? Quem não daria tudo mais por somente duas quantias de uma bela sopa?” – Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

500 a 600 g de cebolas cortadas em fatias bem finas

4 a 6 cebolinhas verdes, somente a parte branca, cortada em fatias fina

1 colher (chá) de açúcar

2 dentes de alho amassados

½ xícara (125 ml) de vinho branco

1 folha de louro

5 a 6 xícaras de caldo de carne quente

Sal e pimenta-do-reino a gosto

4 a 6 fatias de pão francês

150 a 200 g de queijo gruyère, emmental ou parmesão ralado

Cebolinha verde em fatias para decorar

Em uma panela grande, em fogo moderado, derreta a manteiga com metade do azeite; adicione as cebolas e refogue, mexendo sempre por 3 a 5 minutos. Adicione o açúcar, tampe, abaixe o fogo e cozinhe por 20 a 25 minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia e caramelizada.

Aumente a chama, adicione o alho, o vinho e a folha de louro. Mexa, raspando o fundo da panela com uma colher de pau, para soltar os pedaços que grudam embaixo; acrescente o caldo de carne. Tampe parcialmente a panela e abaixe o fogo. Deixe cozinhar até a cebola começar a desmanchar – cerca de 25 a 30 minutos – mexendo de vez em quando.

Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Em uma assadeira média, arrume as fatias de pão e leve ao forno por 5 minutos ou até dourar ligeiramente. Remova do forno e deixe as fatias de lado. Aumente a temperatura do forno a 400°F (200°C). Tempere a sopa com sal e pimenta-do-reino. Retire a panela do fogo e descarte a folha de louro. Distribua a sopa em 4 ou 6 panelinhas refratárias. Coloque por cima uma fatia de pão e depois o queijo ralado.

Arrume as sopeiras em uma assadeira grande. Leve ao forno e deixe gratinar por 10 a 12 minutos, até o queijo derretar e ficar levemente corado. Retire do forno, decore com fatias de cebolinha e sirva logo.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: Caso não tenha panelinhas individuais, coloque a sopa numa sopeira grande, refratária, cubra com as fatias de pão, formando uma camada e, polvilhe com o queijo. Leve ao forno na assadeira.

Dica: Um bom caldo de carne (preferivelmente feito em casa) é o mais indicado para esta sopa mas, desejando, substitua-o por caldo de frango ou legumes.

 

Sejam Bem Vindos ao Mundo Culinário

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend