Sorvete cremoso de coco com calda de rum

bia 300x232 Sorvete cremoso de coco com calda de rum A textura é excelente – A calda é opcional, mas a combinação do sabor de coco com rum é indiscutívelmente fenomenal!!

Ingredientes

Sorvete

2 xícaras (500 ml) de leite de coco

1 xícara (250 ml) de creme de leite

1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado

1 pitada de sal marinho

5 gemas (reserve as claras para um outro uso)

6 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de suco de limão

Calda

100 g de açúcar

1 xícara (250 ml) de água

½ xícara de uva passas

2 – 3 colheres (sopa) de rum

Modo de preparo

Sorvete: em uma panela grande, misture o leite de coco, o creme de leite, o gengibre e o sal. Leve ao fogo moderado e, quando iniciar a fervura, retire do fogo tampe a panela e deixe de lado. Em uma tigela média, bata as gemas com o  açúcar até formar uma pasta macia e esbranquiçada; ao poucos, junte ao leite na panela, misturando bem. Leve a panela ao fogo baixo e deixe cozinhar até  engrossar, sem ferver, mexendo sempre. Retire do fogo, deixe esfriar e  adicione o suco de limão.

Transfira a mistura para um refratário e cubra-o com filme plástico.  Leve ao congelador por 2 – 3 horas. Retire do congelador e bata com a batedeira em velocidade baixa até ficar cremosa. Leve de volta ao congelador por mais 2 – 3 horas; bata novamente. Congele até formar um sorvete firme.

Calda:

Em uma panela média, coloque o açúcar e leve ao fogo moderado até derreter, sem mexer, e formar caramelo ligeiramente dourado. Cuidadosamente, acrescente aos poucos, a água mexendo sempre. Deixe ferver até o caramelo dissolver e formar uma calda. Retire do fogo, adicione as passas e o rum. Deixe esfriar e leve a geladeira até a hora de servir.

Rendimento: 6 porções

Dica:

Você poderá substituir metade do creme de leite por leite integral. A calda pode ser guardada em vidro bem tampado, na geladeira, por até 30 dias.

 

http://www.omundoculinario.com

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend