Tabule com cítricos e frutas secas

bia 300x200 Tabule com cítricos e frutas secasAqui está uma forma simples de deixar o tabule com sabor requintado. As frutas e noz sugeridas poderão ser substituidas por aquelas de sua preferência.

Ingredientes

1 xícara de trigo (150 g) próprio para quibe

¾ de xícara (175 ml) de água

½ xícara de suco de laranja

2 colheres (sopa) de suco de limão

1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado

½ xícara de frutas secas bem picadas (usei maçã, pêssego, damasco e abacaxi)

⅓ de xícara (50 g) de amêndoas cruas, sem casca, picadas grosseiramente.

½ xícara de folhas de hortelã picada (reserve algumas folhas inteiras para decorar)

3 a 4 colheres (sopa) de azeite

Sal

Pimenta branca ou preta moída na hora

Limão em rodelas

Modo de Preparo

Coloque o trigo em uma peneira fina e lave bem sob água corrente. Deixe escorrer por 30 minutos a 1 hora. Depois transfira para uma travessa média e espalhe formando uma camada uniforme. Deixe de lado.

Em uma panela pequena, coloque a água, o suco de laranja, o suco de limão, o gengibre e misture. Leve ao fogo moderado e deixe ferver por 1 a 2 minutos. Retire do fogo e despeje sobre o trigo na travessa. Cubra e deixe repousar em temperatura ambiente por 1 hora e meia a 2 horas, até o trigo inchar e absorver o máximo possível do liquído.

Tranfira para uma tigela grande, apertando bem entre as mãos para extrair qualquer excesso de liquído. Junte as frutas secas, a amêndoa e o azeite. Misture com uma colher grande, sem amassar o trigo. Tempere a gosto com sal e pimenta. Se desejar, acrescente mais suco de limão. Junte o hortelã e misture delicadamente.

Distribua o tabule em tigelas pequenas, decore com folhas de hortelã, rodelas de limão e sirva como entrada. Pode ser acompanhado de pão sírio ou salada de folhas.

Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: Para preparar esta receita, escolha o trigo mais claro. Gengibre cristalizado e uva passa também podem ser picados junto com as frutas.

Dica: O trigo pode ficar de molho no líquido, coberto na geladeira por até 24 horas.

 

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend