Tiramisù

Tiramisu em fatia 1 300x200 TiramisùTiramisú, na língua  italiana,  significa “dê-me energia” ou “levanta-me” devido ao alto teor enérgetico de alguns de seus ingredientes; ovos, açúcar e cafeína. Confesso que, embora fosse apaixonada pelo nome, o Tiramisù não fazia parte da minha lista de sobremesas favoritas. Mudei de opinião depois que fui tentada a experimentar esta especial receita que aqui apresento. Ela está de forma similar, em dois livros de receitas, de autores diferentes, os quais admiro muito. A origem da sobremesa é incerta e existem inúmeras histórias. Esta receita é certa e lembra uma torta. Ela precisa de um pouquinho de esforço, que, no final, você verá que valeu a pena.

 

Ingredientes

Para o bolo:                                              

1 xícara (140 g) de farinha de trigo

¼ de xícara (35 g) de maisena

1 pitada de sal

4 ovos grandes em temperatura ambiente

⅔ de xícara (140 g) de açúcar

1 colher (chá) de café expresso em pó ou café instantâneo

1 ¼  colher (chá) de essência de baunilha

Para o xarope (calda):

½ xícara (125 ml) de água

⅓ de xícara (70 g) de açúcar

1 colher (sopa) de licor de café ou rum escuro

1 colher (sopa) de café expresso em pó ou café instantâneo

Para o recheio:

6 gemas em temperatura ambiente (reserve as claras para outro uso)

⅓ de xícara (70 g) de açúcar

1 colher (sopa) de licor de café ou rum escuro

1 colher (sopa) de café expresso em pó ou café instantâneo

½ xícara (125 ml) de creme de leite gelado

1 ½ xícara (375 g) de queijo mascarpone em temperatura ambiente

1 ½ colher (chá) de essência de baunilha

Chocolate ralado para enfeitar

Chocolate meio amargo, em pó, para polvilhar

Prepare o bolo: preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte levemente uma forma de 23 cm de diâmetro e forre com papel impermeável; unte o papel. Polvilhe com farinha de trigo e reserve.  Em uma tigela média, misture a farinha, a maisena, o fermento e o sal. Em uma tigela grande, bata os ovos até ficar claro e fofo, cerca de 3 minutos; acrescente o açúcar e a baunilha e continue batendo até formar um creme grosso e triplicar de volume, cerca de mais 3 minutos. Aos poucos, acrescente os ingredientes secos, misturando-os delicadamente com uma espátula. Coloque a massa na forma preparada; nivele a superfície. Asse por 30 minutos, ou até corar levemente. Retire do forno e deixe esfriar na forma por 15 minutos. Solte o bolo dos lados da forma, desenforme e retire o papel. Deixe esfriar completamente.

Prepare o xarope (calda): em uma panela pequena, misture a água com o açúcar. Leve ao fogo moderado e mexa até o açúcar se dissolver. Deixe ferver rapidamente; retire do fogo, adicione o licor e o café e misture. Deixe de lado para esfriar.

Prepare o recheio: em uma tigela refratária apoiada em uma panela com água fervente (não deixe o fundo da tigela encostar na água), leve ao fogo brando as gemas, o açúcar, o licor e o café em pó, batendo sempre, por 6 minutos ou até engrossar. Remova o refratário da água e deixe de lado para esfriar, mexendo frequentemente. Em uma outra tigela grande, bata o creme de leite até formar picos firmes. Quando o creme de ovos estiver frio, acrescente o queijo mascarpone e a baunilha; bata até ficar macio e bem misturado. Despeje-o sobre o creme de leite e, com uma espátula, misture fazendo movimentos de baixo para cima.

Montagem: corte o bolo horizontalmente em 3 partes iguais. Remova o fundo de uma forma de abrir de 23 cm de diâmetro; feche o aro e coloque sobre um prato de servir, liso. Coloque uma parte do bolo dentro do aro, pincele com um terço do xarope e espalhe 3 colheres grandes, do recheio. Coloque a segunda parte do bolo, pincele com a metade da calda e a mesma porção do recheio. Por cima, coloque a última parte do bolo e pressione levemente; pincele com o restante da calda; coloque o restante do recheio e espalhe-o por igual, formando uma cobertura, deixe escorrer um pouco pelas beiradas do bolo. Segure o aro e o prato juntos e bata levemente em uma superfície lisa, para acomodar as camadas. Cubra com filme plástico e leve para gelar por, no mínimo, 6 horas (ou de um dia para o outro).

Momentos antes de servir, com uma faca, solte o bolo dos lados da forma  e retire o aro. Peneire um pouco de chocolate em pó sobre o bolo e enfeite com chocolate ralado. Corte o Tiramisù em fatias e sirva.

Rendimento: 12 a 16 pedaços

Sugestão: mascarpone é um queijo italiano de consistência cremosa e é um ingrediente essencial no Tiramisù, mas pode ser substituido por cream cheese.

Dica: o Tiramisù pode ser mantido na geladeira, coberto, por até 5 dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend