Torta de morango

torta de morangos 21 300x225 Torta de morangoEssa torta é fácil de fazer, e recomendo que seja consumida no dia do preparo para poder melhor saborear o frescor dos morangos. Mas você pode programar para prepará-la  com antecedência na seguinte ordem; asse a  massa, embrulhe – sem deseformar – em filme plástico, e guarde em temperatura ambiente por até 3 dias. Prepare o creme de baunilha, cubra com filme plástico e guarde, na geladeira, por 3 a 4 dias. No dia de servir, prepare o creme chantilly, os morangos e faça a montagem.

Ingredientes

Para a massa:

1⅓ xícara (190 g) de farinha de trigo

1 colher (chá) de açúcar de confeiteiro ou açúcar refinado

½ colher (chá) de sal

90 g de manteiga gelada, cortada em pedacinhos

1 gema

4 colheres (sopa) de água bem gelada

Para o recheio:

Creme de baunilha

1½ xícara (375 ml) de leite

2 colheres (chá) de essência de baunilha

2 gemas grandes em temperatura ambiente

¼ de xícara (60 g ) de açúcar

4 colheres (chá) (10 g) de maisena

1 pitada de sal

Creme chantilly:

5 colheres (sopa) de creme de leite fresco ou em lata

2 colheres (sopa) de açúcar

Cobertura:

½ xícara de vinho rosê ou branco

4 colheres (sopa) de licor de laranja (Cointreau ou Grand-Marnier)

350 a 380 g de morangos

Modo de preparo

Massa: no processador, junte a farinha, o açúcar, o sal e os pedacinhos de manteiga. Processe até obter uma farofa granulosa. Adicione a gema misturada com 3 colheres (sopa) de água gelada. Processe ligeiramente e, se necessário, junte aos poucos o restante da água gelada até formar uma massa úmida. Envolva a massa em filme plástico e leve para gelar por 1 hora ou coloque no freezer por 30 minutos.

Reserve uma forma baixa de 36 x13 cm, de fundo removível, especial para tortas. Preaqueça o forno a 375°F (190°C). Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais da forma reservada. Com um garfo, faça furos na massa; cubra com papel impermeável e coloque pedrinhas ou grãos crus de feijão cru, para que não se formem bolinhas.  Leve ao forno por 20 minutos. Retire o papel junto com as pedrinhas (ou grãos) e continue assando por mais 10 minutos até a massa começar a dourar. Retire do forno e deixe esfriar completamente.

Creme de baunilha: em uma panela média, aqueça o leite junto com a essência, até começar a ferver; deixe de lado. Em uma tigela média, junte as gemas com o açúcar, a maisena e o sal; bata com um batedor de mão (fouet) até a mistura ficar esbranquiçada. Aos poucos, junte o leite quente sem parar de bater. Coloque a mistura na panela e leve ao fogo moderado, mexendo sempre, até engrossar. Retire imediatamente do fogo e coloque a panela dentro de uma bacia com água e gelo. Mexa o creme até esfriar completamente.

Creme chantilly: Em uma tigelinha, junte o creme de leite, com o açúcar. Bata em velocidade média por dois minutos ou até começar a engrossar; junte ao creme de baunilha  na panela e misture delicadamente. Leve à geladeira enquanto você prepara os morangos.

Leve ao fogo moderado, uma panelinha com o vinho e o licor. Deixe ferver lentamente por 5 a 7 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar bem. Enquanto isso, lave e enxugue os morangos, eliminando os talinhos e as folhas (reserve alguns para decorar). Corte os morangos ao meio e coloque-os em uma tigela. Regue-os com o vinho e deixe repousar por alguns minutos, mexendo de vez em quando,  com uma colher grande, para os morangos ficarem envolvidos  no vinho por  igual.

Montagem: Espalhe o creme sobre a massa de torta assada. Escorra os morangos, distribua-os sobre o creme e decore a gosto.  Desenforme a torta na hora de servir. Se desejar, polvilhe com   açúcar de confeiteiro.

Rendimento: 6 porções

Sugestão: Guarde o creme de  baunilha, coberto com filme plástico, aderido ao creme, para não criar película.

Dica:  Se usar creme de leite enlatado, antes de abrir a lata, coloque-a  na geladeira. Assim o chantilly tomará consistência mais facilmente. Reserve qualquer sobra de líquido escorrido dos morangos para servir junto com a torta (você poderá também completá-lo com mais vinho ou licor).

 

http://www.omundoculinario.com

Related posts

Comentários

Send this to a friend